sábado, 15 de novembro de 2014

Jabuca Centenário! Parabéns!


Caros leitores, hoje o blog faz uma postagem em homenagem ao Jabaquara Atlético Clube, time da baixada santista de muita tradição no futebol paulista e que completou 100 anos de fundação neste fim de semana do dia 15 de novembro. Um clube sem tanto apoio financeiro chegar a 100 anos não é mole não! Você da geração moderna, conhece o Jabuca? Acompanhe a matéria com a gente!

UM POUCO DE HISTÓRIA

O clube foi fundado com o nome de Hespanha Football Club, justamente após uma reunião de imigrantes jornalistas espanhóis que se reuniram no bairro de Caneleira em Santos (bairro atual do JAC). A princípio o nome não seria Hespanha e sim Jabaquara, Nova Cintra, mas um senhor negro ex-escravo propôs o nome "Hespanhol" e assim ficou.

Até 1930, o Jabuca disputava torneios regionais e jogos contra adversários locais. Mas nessa data de 1930 a equipe encarou o primeiro grande desafio internacional. Ainda sob o nome de Hespanha, bateu a seleção de Buenos Aires por 3x2... não foi Espanha x Argentina (calmem-se!), foi Hespanha 3x2 Seleção de Buenos Aires.

Após a fundação da Federação Paulista de Futebol, em que o clube foi um dos fundadores, em 1940 a equipe já figurava nas principais competições de futebol da FPF. Esta década foi marcante, pois devido à Segunda Guerra Mundial, o clube foi obrigado a mudar o nome de Hespanha (em alusão à Espanha) para enfim, Jabaquara Atlético Clube.

O auge da equipe foi vivido entre 1940 e 1957 com jogadores tipo Gilmar, Baltasar, Getúlio, além de Filpo Nuñez também, etc. Não foi um craque, mas o atual presidente da CBF José Maria Marin defendeu as cores do Jabuca.

Devido a problemas financeiros, o clube vendeu um terreno na Ponta da Praia em Santos para sanar dívidas (não foi o suficiente). O clube acabou indo treinar em um campo no bairro de Caneleira.

Em 1963, o clube amargou um rebaixamento e a partir daí foi sofrimento até 1967 quando a equipe desistiu do profissionalismo e se dedicou à categorias amadoras. O clube só regressou às competições da FPF em 1977 na terceira divisão (Série A3).

Disputando divisões inferiores do campeonato Paulista em 2002, 2003 e 2004, o Jabaquara fez parceria com o Litoral Futebol Clube, projeto social idealizado pelo Rei Pelé.

ESTADIO

O Clube manda seus jogos no Estádio Espanha no bairro de Caneleira, Santos-SP. O estádio possui capacidade pra aproximadamente 9 mil expectadores.



RIVALIDADES

Por muito tempo, o Jabuca foi rival local do Santos Futebol Clube. Mas com a sua decadência, atualmente seu principal rival é a Portuguesa Santista com quem faz o "clássico das praias", da mesma cidade de Santos-SP.

MASCOTE

Devido às campanhas de destaque após sua fundação, a equipe ganhou o apelido de "Leão do Macuco", e o mascote acabou virando o leão. Hoje, é conhecido como Leão da Caneleira.


JOGADORES IMPORTANTES

Gylmar dos Santos (bicampeão mundial pela Seleção)

Baltasar
Getúlio
Célio
Feijó

JOGADORES ATUAIS REVELADOS

Rodrigão (ex- Palmeiras e Vitória)
Rubens Cardoso (ex- Palmeiras, Botafogo - SP, Internacional, etc.)


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Tendo em vista Jabaquara, Santos FC e a Portuguesa Santista pode-se concluir que a baixada já teve um enorme polo futebolístico de destaque. Infelizmente, as dívidas andam falando mais alto do que a tradição e a história de clubes como o JAC. Um dia, quem sabe, ele volte a brilhar!

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

O Paulistão 2015 começa agora!


Caros leitores, fazia tempo que não saía uma matéria aqui né? Enfim, hoje pela manhã houve o sorteio dos grupos do Paulistão 2015. As regras serão exatamente iguais às do Paulistão 2014: 20 times divididos em 4 grupos de 5 equipes, sendo que cada equipe não enfrenta os times do seu grupo e sim dos demais três grupos. os dois melhores classificados por grupo avançam para as quartas de final e se enfrentam. As quatro piores campanhas (não necessariamente os 4 últimos de cada grupo) terão uma vaguinha na série A2 de 2016.

A matéria de hoje analisa cada grupo com base em campanhas anteriores das equipes, além de sua história e sua tradição. Vamos ver como ficaram os grupos e acompanhe os comentários deles!

GRUPO 1:
São Paulo
Ituano
São Bernardo
Mogi Mirim
Red Bull Brasil

Um grupo com equipes de qualidade se formos levar em consideração o ano passado. O São Paulo é muito forte, ainda mais comandado por Muricy. Resta saber se Rogério Ceni se aposenta no fim do ano, aí o time perde uma boa liderança e pode cambalear no começo da competição.

Ituano é nada mais, nada menos do que o atual campeão paulista! Contudo, dificilmen
te uma equipe do interior consegue manter o mesmo rendimento que no ano anterior. O time de Itu não será mais tratado como zebra pelos seus adversários e será mais respeitado e exigido nas partidas. Não podem vacilar!

 O São Bernardo faz campanhas regulares na série A1 e conta com uma torcida presente nos jogos em casa. Isso pode pesar a favor do tigre da terra do PT. Além disso, nesse ano protagonizou uma das melhores partidas do ano, um 5x5 com a equipe do Rio Claro.

 Mogi Mirim pra mim é a equipe mais fraca do grupo. Depois de boa campanha em 2013, ano passado flertou com a queda, mas conseguiu a permanência. Vamos ver se o Pentacampeão Rivaldo consegue acertar o Sapão pra 2015.

O Red Bull Brasil estréia na Série A1. Uma equipe que pode até ser estruturada (afinal, é moderna e tem grana de empresa), mas acho que não conta com uma torcida apaixonada de verdade. Isso pode pesar contra os touros. Mas as vezes, futebol não é só torcida!

GRUPO VASCO... OPS... GRUPO 2
Corinthians
Ponte Preta
Audax
Rio Claro
São Bento

Na minha opinião, quem caiu nesse grupo deu graças a Deus de não enfrentar essas equipes. O Corinthians apesar de enfrentar uma certa instabilidade e atraso de planejamento para 2015 é uma equipe forte. Apesar de não ter passado de fase nesse ano, é bom não subestimarem a equipe de Parque São Jorge... mas espero que dois do interior passem desse grupo.

Ponte Preta tem uma tradição muito grande e está muito próxima do acesso pra elite do futebol brasileiro (viu fluminense???? é assim que se sobe pra série A! NO CAMPO!). A macaca pode vir muito motivada e é sempre uma equipe fortíssima jogando no majestoso. Não me surpreenderia ver a Ponte se classificando como primeira colocada.

Audax é mais um clube empresa que não levará torcida aos estádios. Provavelmente fará um derby empresarial com RBB, mas vamos ao futebol. O Audax apresentou uma forma de jogar estilo "tic-tac" e conseguiu ser bem menos chato do que a Espanha. Mas esse estilo está um pouco manjado e pode comprometer a equipe. De qualquer forma, estrutura não falta e o Audax pode se manter na série A com tranquilidade.

Rio Claro. O azulão rio-clarense por muito pouco mesmo ano passado não conseguiu uma vaga nas quartas de final. Contou com o craque do interior e artilheiro (Léo Costa). A equipe já vem sendo montada pelo treinador Buião que comandava o sub 20 e começa os treinos nessa semana mesmo. Em termos de classificação, o grupo está complicado para o Galo Azul...  mas pra se manter na elite, acho que é um bom grupo, tendo em vista que teoricamente seus adversários tirarão pontos dos demais times dos demais grupos.

São Bento volta à elite depois de 8 anos. O treinador Paulo Roberto Santos (e também ídolo do Rio Claro) é conhecido como o rei dos acessos. Mas encarar a elite não é nada mal né? Se ele mantiver a competência que tem em divisões inferiores, somada à grande tradição do Bento Sorocabano, pode-se esperar boa campanha da equipe.

GRUPO 3
Palmeiras
Botafogo
Portuguesa
Linense
Marília

O grupo parece ser o mais fraco da competição. A meu ver a única equipe que pode complicar desse grupo é o Palmeiras. O verdão, apesar de sua instabilidade parece que conseguiu apaziguar os ânimos dentro do clube e está fazendo um bom planejamento com antecipação das eleições. Além disso, o técnico Dorival Junior vem promovendo bons jogadores da base como Nathan, João Pedro, Renato, Victor Luis e poderá ano que vem promover o garoto Gabriel Jesus que é muito bom. Contará com um estádio muito bonito, o Allianz Park e acho que tem tudo pra conseguir a vaga na liderança com tranquilidade.

Botafogo fez boa campanha nesse ano, mas provavelmente não terá a mesma força em 2015. O pantera tem que focar na tentativa de conseguir uma vaga na segunda colocação. Se quiser almejar algo melhor do que isso, basta repetir a sua campanha como mandante de 2014 que foi uma das melhores de todo o campeonato.

A Portuguesa (abro parênteses aqui pra aplaudir de pé o Fluminense, STJD, CBF, etc... que arrebentaram com a Lusa) que graças ao que está entre parênteses somado com um bando de sem vergonha ali dentro da Lusa vai brigar contra a degola. Falta tudo pra Portuguesa! E pelo amor de Deus... terceiro rebaixamento no PAULISTÃO em 10 anos, seria uma vergonha mesmo... mas PARABENS FLUMINENSE!

Linense. O elefante da noroeste dificilmente figura entre os melhores do paulistão. As vezes consegue arrancar pontos de times grandes quando joga no Gilbertão, mas a realidade pra equipe de Lins acho eu que será a briga contra a degola. Talvez tentar uma vaga em um campeonato nacional seja possível, já que como falei, o único time forte mesmo do grupo é o Palmeiras e os demais podem perder pontos. Resta à equipe não vacilar.

Marília tem tradição. Mas é um recém promovido. O que resta saber é se o MAC consegue manter o mesmo rendimento de suas boas campanhas (que quase puseram a equipe na SÉRIE A DO BRASILEIRO), ainda mais como mandante no Bento de Abreu. Com uma boa preparação antecipada, a equipe pode complicar pros grandes, mas mantenho pro MAC a mesma linha de raciocínio que pro Linense.

GRUPO 4
Santos
Penapolense
Bragantino
XV de Piracicaba
Capivariano

Um grupo forte também (assim como o 2). Pra se ter noção, conta com dois semifinalistas do Paulistão 2014: Santos e Penapolense. O peixe sempre aparece no Paulistão como um candidato ao título. Motivo: desde 2009 chega nas finais. Ano passado perdeu para o Ituano, mas o peixe nunca abre mão de botar uma molecada boa de bola em campo. Candidato à primeira vaga do grupo.

Penapolense participa pela terceira vez da elite paulista. Em 2013 fez boa campanha e em 2014 melhor ainda, chegando na semifinal e perdendo no último minuto contra o Santos. A equipe de Penápolis tentará repetir e melhorar a façanha de 2014, se mostrando uma equipe bem forte no Tenente Carriço e também fora de casa (adora aprontar contra um time grande também: já aprontou contra os 4 grandes de São Paulo).

Bragantino se contar com sua tradição vai mostrar que a linguiça de Bragança Paulista será bem indigesta para os seus adversários. Equipe que tem bastante experiência, disputa campeonato nacional (Série B). Toda edição adora tirar uma casquinha de algum clube grande. Em 2014, as vítimas foram Corinthians e São Paulo. A boa campanha levou o time para as quartas de final, mas acabou perdendo para o Palmeiras. Briga com o Penapolense pela segunda vaga do grupo.

XV de Piracicaba tem uma torcida muito fanática, presente e que apoia o time nas situações ruins. Foi assim em 2012, foi assim em 2013 e não sei se dá para esperar algo diferente em 2014. O XV vem conseguindo se manter na elite na bacia das almas e não é toda hora que isso dá certo. Coloco o Nhô Quim como candidato à briga contra a degola, mas pode-se esperar de tudo nesse esporte chamado futebol.

Capivariano estréia na elite! Campeão da Série A2 de 2014, a equipe pode jogar o seu máximo para fazer história para o time e para a cidade de Capivari. Contudo, o último campeão estreante na elite não traz boas lembranças. Foi o Monte Azul em 2010 que fez uma campanha pífea, mesmo sendo brilhante ano antes pela A2. Contudo, a torcida de Capivari promete fazer festa nos jogos do Leão. Ficar mais um ano na elite será histórico para a equipe!

CONSIDERAÇÕES FINAIS
O Paulistão 2015 será equilibrado tendo em vista a força das equipes do interior de São Paulo. Como escritor deste blog, espero que uma ou mais equipes do interior possam fazer ótimas campanhas como foi em 2014 e, quem sabe, uma delas se sagrar campeã mais uma vez! Que comece o arraiá do Paulistão 2015!

domingo, 5 de outubro de 2014

O Dilema da Torcida do Palmeiras


Caros leitores. A figura acima é de um jogo bem antigo que muitos devem ter jogado. Se tratava de ir retirando as varetas até as bolas de gude caírem. Quem "derrubasse" perderia na rodada. Contudo, esse jogo sempre gerava uma pergunta antes de cada rodada: "Cai? Ou não cai?". Associando essa pergunta a um time brasileiro, com certeza, nos remete à Sociedade Esportiva Palmeiras. Toda rodada, parece que uma vareta é retirada das bolinhas de gude! E a pergunta sempre segue: cai, ou não cai?

Apesar deste blog sempre dar moral pros chamados "times pequenos", o Palmeiras será alvo desta matéria pelo simples fato de nos últimos 4 anos vir fazendo campanhas de times medianos a pequenos nos campeonatos importantes. Mas vamos tentar abrir a mente dos leitores sobre o "cai, não cai" alviverde. Se você é palmeirense e otimista, haverá alguns motivos para você acreditar ainda mais. Se você é rival, está secando, ou palmeirense corneteiro, eis alguns motivos pra acreditar na queda do alviverde. A começar, claro, pelos motivos que podem salvar o Palmeiras.

SALVAMENTO

Torcida: Apesar de muitas vezes, a torcida do Palmeiras ser reclamona e corneteira, além de violenta como qualquer outra de time grande, esta demonstra estar do lado do time. Mesmo em horários ruins de jogos como meio da semana as 19:30 vem marcando certa presença e apoio do começo ao fim. Desta forma, jogadores podem se motivar ainda mais pra dar o máximo dentro de campo.

Sem problemas de vestiário: o próprio treinador atual do Palmeiras, Dorival Júnior, confirmou em programas esportivos que, por incrível que pareça, o clube não vem tendo desavenças nos vestiários e que o grupo parece bem focado pra tentar sair dessa lama.

Fator mandante: Apesar da campanha ruim, o Palmeiras se mostra um ótimo mandante neste segundo turno. E caso mantenha esse aproveitamento dos jogos em casa, chega a 44 pontos que praticamente salva o time da queda, visto que a Lusa (tribunal a parte) caiu ano passado com 43 pontos.

Campanha melhor que outros rebaixamentos: O nível desse campeonato brasileiro de 2014 é pífio. Mais times brigando para não cair (e com aproveitamento de times rebaixados em edições anteriores. Isso do 20º ao 10º). Porém, no último rebaixamento do Palmeiras em 2012, a equipe possuía na mesma 26ª rodada 20 pontos. Atualmente, a equipe possui 28 pontos, 8 a mais que no rebaixamento. Se somarmos a pontuação final de 2012 (36 pontos) com 8 pontos, teremos um total de 44 pontos o que provavelmente salvaria da queda.

REBAIXAMENTO

Apagões durante o jogo: Futebol não é apenas matemática. O Palmeiras demonstra determinada fragilidade psicológica muitas vezes que sofre gols. Provas disso são resultados anormais contra Goiás e Figueirense (este tomando 3 gols em 5 minutos). A equipe até demonstrou espírito de reação contra Chapecoense e Flamengo, mas apesar disso, o time demonstra sim uma fragilidade quando sofre gols.

Briga acirrada pela permanência: Apesar da campanha melhor que 2012, a briga acirrada na parte de baixo da tabela pode prejudicar demais o Palmeiras. Uma rodada ele pode estar fora da zona e em outra, pode voltar para a lanterna da competição. Não tem espaço para vacilos e apagões como vinha acontecendo.

Maus desempenhos em clássicos: o Palmeiras dos 4 grandes de São Paulo é o pior paulista com desempenho em clássicos. Obtendo apenas uma vitória contra o São Paulo no campeonato Paulista. E ainda o Palmeiras enfrentará Santos, Corinthians e São Paulo pelo brasileirão 2014.

Não tem casa fixa: apesar da boa campanha como mandante, o Palmeiras não tem casa fixa. As vezes, mesmo times com elencos piores ou equivalentes, tendo uma casa fixa em que a torcida sempre compareça e o time esteja acostumado a jogar, acabam pontuando bem em casa. O Palmeiras manda os jogos no Pacaembu, mas não é a sua casa.


CONSIDERAÇÕES FINAIS
Você é palmeirense? Rival que está secando o time? Espero que a matéria tenha te animado pra suas pretensões. Caso o pior venha a acontecer com o Palmeiras, ele também virará um time do Espírito Esportivo!

domingo, 14 de setembro de 2014

Enquanto isso, nos gramados europeus...

QUEM MANDA É A AMÉRICA DO SUL!

Sim, caros leitores! Faz tempo que não sai uma matéria aqui né? Mas, vamos quebrar o nosso protocolo de "não falar dos grandes" só que, falaremos de outra maneira. Talvez de um jeito que poucas pessoas enxergam. Do jeito dos sulamericanos.

Há algum tempo saiu uma matéria neste blog com um "debate" de sulamericanos x europeus. A matéria de hoje comenta um pouco das rodadas de alguns campeonatos europeus, mas em que os sulamericanos estão brilhando. Acompanhe aí!

BARCLAYS PREMIER LEAGUE

Vamos começar pelo craque da foto: Ángel Di Maria do Manchester United. Segundo jogo apenas do Hermano e ele está comendo a bola nos gramados da terra da rainha! Com um gol e uma assistência, ajudou o time a bater o Queen's Park Rangers por 4x0. Além de ter participado efetivamente das outras jogadas dos outros gols.

Continuando no futebol inglês, outro sulamericano Diego Costa (Brasileiro naturalizado espanhol, ou melhor, craque que resolveu virar moderno). Sim, ele é sulamericano! Podem chorar, espernear... mas ele é chamado de "macaco" também pelos "torcedores" espanhóis, logo, é sulamericano também. Voltando ao tópico, o cara enfiou 3 nabas no Swansea City que até então era vice líder e ajudou o São Caetano inglês que se vendeu, vulgo Chelsea a seguir 100% na liderança do campeonato.
 
Só pra concluir, no "clássico dos sem Champions League" Arsenal 2x2 Paysandu Inglês que se vendeu, vulgo Manchester City, tivemos gols de Alexis Sanchez (chileno pelo Arsenal) e Kun Aguero (argentino, pelo City).

CAMPEONATO DE DOIS TIMES, DIGO: CAMPEONATO ESPANHOL

A começar pela equipe que acha que futebol é APENAS dinheiro, o Real Madrid. Um abraço aos merengues, já que meu Celta tá na frente e tem o artilheiro chileno Orellana! Continuem pagando caro que minha risada fica garantida. Enfim, o Real Madrid enfrentou o rival local Atlético e acabou saindo atrás do marcador e conseguiu o empate na primeira etapa com o Mr. Clear Men Cristiano Ronaldo. O Atlético conseguiu o segundo gol no segundo tempo com Arda Turan. Peraê! A matéria fala de sulamericanos e só tem europeu decidindo???? Olha pra foto abaixo:


Sim! Simeone é sulamericano e faz esse time do Atlético de Madrid jogar muito! Com raça, alegria, vibração, etc. Tudo que um sulamericano possa acrescentar no futebol!

Ainda no mesmo campeonato, vamos falar do Barcelona. Nada de Xavi, Iniesta. Aqui é América do Sul e quando o jogo estava indo pra um 0x0 contra o Bilbao em casa, Neymar resolveu aparecer e fez dois gols. Como aqui a gente não dá o mérito apenas pra quem faz o gol, Lionel Messi (que também é sulamericano) participou efetivamente das duas jogadas do gol do brasileiro. Messi jogando, Neymar guardando, América do Sul brilhando (imagina com Suárez!)


CAMPEONATO MAMMA MIA, VULGO ITALIANO:

A Juventus que não é moleque nenhum, pelo contrário, é uma Vecchia Signora, venceu a Udinese por 2x0. Quem abriu o placar foi nada menos que o argentino Carlitos Tevez e a equipe juventina sagrou-se vitoriosa.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Pois é, quantas pessoas falam que apenas os europeus são bons, etc. A América do Sul vem mostrando cada dia mais seu valor (menosprezado por muitos) no futebol! No futebol, não há o "e se...", mas queria muito ver o Di Maria naquela final da Copa do Mundo contra a Alemanha! Enquanto certos times pensam em contratar pelo dinheiro, etc., outros pensam em montar times. Europeu não está dando conta? Se você tiver alguns em seu time, deixe com os sulamericanos. Eles resolvem!

domingo, 10 de agosto de 2014

América do Sul ou Europa? Qual a melhor?


Caros leitores, a matéria de hoje trata de um assunto que vem gerando boas discussões em grupos de futebol nas redes sociais. A imagem é meramente ilustrativa, pois a matéria aqui não falará apenas especificamente de Libertadores e UEFA Champions League, mas sim de futebol sulamericano e europeu de maneiras gerais e cabe a você, leitor, tirar sua conclusão de qual você gosta mais. Como sempre prós e contras dos dois continentes. E para não parecer tendencioso, já deixo minha opinião aqui que prefiro o sulamericano, mas nem por isso deixo de reconhecer as qualidades do futebol europeu. Acompanhe a matéria a seguir!!!

TORCIDAS

As discussões começam quando o assunto é torcida. A torcida sulamericana é bardeneira e a europeia civilizada. Já li vários comentários deste tipo. Além disso: o europeu lota estádio e o sulamericano nem tanto. Mas aí vem a questão: prefiro 10 mil que cantem desde o começo até o final do que 80 mil que cantam no começo e passam o resto dos jogos sentados como ocorre na maioria dos jogos da europa (sei que há exceções, mas em grande parte é assim).

Obviamente não gosto das cadeiras voando, pedras nos policiais, etc., mas querendo ou não é lindo demais ver uma festa na entrada em campo de times de campeonatos sulamericanos. É um show a parte. Torcidas que sobem muito o volume quando entram em campo, de certa forma pressionam o adversário, etc. Ao fim deste tópico de torcidas, alguns vídeos de torcidas sul-americanas e europeias apoiando seus times.

Mas, o contra argumento em pró dos europeus é válido: muitas vezes a paixão e show em pró do seu time, mais aqui na América do Sul, acaba em brigas e em violência. Já na Europa, isso é raro. Mas por que será? Será que eles não torcem tão fervorosamente porque aplicam as leis severamente contra a violência? Ou será que é cultural mesmo essa história de "torcer menos" que os sulamericanos? Isso não consigo responder aqui. Mas essa "civilidade" de torcida pode ser um argumento em pró dos europeus, mas não significa que pra ser civilizado não possa torcer fervorosamente.

Torcidas sul-americanas:

https://www.youtube.com/watch?v=wKbkSZr0E5M

https://www.youtube.com/watch?v=OJ13qDUXXTI

https://www.youtube.com/watch?v=0tGIt8NldTM

https://www.youtube.com/watch?v=YCOZ7EYD3I8

Torcidas europeias

https://www.youtube.com/watch?v=znheW8aWuRg

https://www.youtube.com/watch?v=Z_oOVm--Ork

https://www.youtube.com/watch?v=Mm3TbnTk0mY

Este último não tem tanta importância dada pela mídia, por isso vai aqui nesta matéria, graças a um escritor simpatizante pelo Celta de Vigo.

NÍVEL DO FUTEBOL

Se a discussão começa quando o assunto é torcida, neste tópico, a discussão NUNCA avança. Aqui é questão de gosto. O que não suporto é ver gente falando que Libertadores é a quinta divisão da Champions League, etc., e que o futebol europeu é infinitamente superior. Falam isso como se jogadores que se destacam na Europa fossem apenas os europeus: Aguero, Di Maria, Messi, Neymar, James Rodríguez, Mascherano, Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho, Romário, Lugano, Gamarra, Arce, Suárez (melhor botar ele aqui, vai que ele morde!), Sanchez, Vidal, Di Stefano, Maradona, Riquelme... sem contar treinadores como Bielsa, Sampaoli, Pekerman, Bianchi, Felipão, Telê Santana, Pellegrini... NENHUM DESSES é europeu... percebeu? Ou seja, larguem mão desse negócio de o "europeu é bom e o sulamericano é inferior". Muito time europeu se deu bem graças a não-europeus!

Voltando ao futebol em si. Como já falei acima, jogadores europeus não necessariamente são melhores que os sulamericanos. Agora entraremos na discussão Libertadores x Champions League. Qual é melhor?

Gosto das duas competições, a Champions tem mais verba, logo é mais organizada do que a competição sulamericana. Tem jogos épicos e muito bons como a final de 2005, o jogo do Dortmund contra o Málaga com gol no último minuto pros aurinegros de Dortmund também, entre outros. Mas a Libertadores eu acho que mexe mais com o coração dos torcedores. Quando começa uma Champions League, quem são os favoritos??? Bayern, Barça e Real. E quando começa uma Libertadores? tem que deixar rolar. É uma ótima competição. Não é tão previsível.

Os times da América do Sul encaram, com menos verba, um torneio menos organizado e com torcidas e climas (altitudes) completamente hostis. Ou seja, Libertadores mexe com o torcedor porque precisa de superação. Tem que se esforçar ao máximo, porque seu oponente também se esforçará pra te ferrar. Sem contar da arbitragem caseira que sempre arrebenta algum bom time e um mais fraco passa na raça. Quando você ganha uma Libertadores, não pode sair esperando que seus oponentes irão te "respeitar". Aqui se você ganhou, será o alvo na temporada seguinte! Na América do Sul o negócio é bruto e você não precisa gastar mais ou ter mais qualidade se não se empenhar no campo! Por isso, acho a Libertadores mais emocionante e competitiva.

Por outro lado, na Europa, me parece que quando você é campeão você ganha respeito. Como se o Real Madrid (atual campeão) fosse enfrentar um Anderlecht da vida, parece que para respeitar você tem que ficar atrás, esperar abrir 2 ou 3x0 pra começar a jogar! Tenha dó! Senta a lenha pow!!!!! Sem contar que essa hegemonia barça, real Bayern na Europa se deve muito a verba desses times que desmontam seus oponentes, formando belos esquadrões. Além disso, correm por trás Chelsea e City que foram comprados por multimilionários. Aí você tem um bom plantel, mas disputas desiguais. Alguns jogos têm lances bonitos, mas em pró de apenas um time. Apenas em raros casos como do Atlético de Madrid que quase ganhou na raça MESMO. De resto, bons jogos apenas quando se enfrentam os melhores da Europa. Só pra ressaltar, nem sempre quem dá espetáculo é o jogador que nasceu/cresceu na Europa hein?

Até mais ou menos 1998, o futebol europeu não tinha essa visão de burocracia empresarial. Era uma meritocracia. Times hoje considerados pequenos como Steaua Bucarest, Leeds United, Borussia Mönchengladbach, Aston Villa, Nottingham Forest, Eintracht Frankfurt, Deportivo La Coruña, Ajax, etc., tinham um bom destaque pois conseguiam contratar igualmente perante a TODOS jogadores bons e o mérito caía sobre quem armasse melhor o time. Hoje não. Tanto que nas manchetes de jornais europeus não se discute qual time contratou melhor no campo e sim "quem gastou mais".


CONSIDERAÇÕES FINAIS
Não queria ser tendencioso, mas acabei sendo em pró da América do Sul. O objetivo desta publicação é mostrar que não necessariamente quem sempre jogou no futebol europeu é superior. Tem que reconhecer que o nível da Champions League é bom, mas muitos jogadores passaram por Libertadores antes de irem para lá! E sim, comparem as verbas dos times nos dois continentes que a Libertadores proporcionalmente pode até ser melhor que a Champions League.

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Escolha boa ou ruim? Tire a sua conclusão


Caros leitores, a notícia que assombra essa semana é a de que Dunga voltará ao comando da seleção brasileira de futebol. Há algumas semanas, o Espírito Esportivo falou que precisamos urgentemente mudar nossa filosofia em relação ao futebol. Será que essa escolha do Dunga é boa ou ruim para a seleção brasileira? Neste texto, vamos citar pontos positivos e negativos da campanha de Dunga na seleção de 2006 a 2010.

Em 2006, após a VERGONHA de sermos engolidos pela França, mesmo tendo um excelente time, Dunga foi anunciado. A Copa de 2006 ficou marcada para a seleção brasileira mais por farras, folias, jogadores gordos e fora de forma, balada, mulherada no treinamento do que por um bom futebol praticado em campo. Se o problema era disciplina, Dunga chegou já afirmando que quem não se comprometesse com a seleção, nem seria mais convocado, não importa nome ou currículo, etc.

Apesar dos pesares, na Copa de 2010, Dunga na minha opinião quis montar mais uma equipe "contra a mídia", convocando jogadores como Michel Bastos e Grafite. O time titular vinha bem, jogando com muita disposição, jogadores muito comprometidos! Muito coração nas chuteiras! Mas, por outro lado... no jogo contra a Holanda (o da eliminação), após levar o gol de empate, o time desabou em campo e sequer conseguiu reagir. Culpa do Dunga? Não sei... é arriscado falar, mas que ele podia tentar levantar o astral do grupo, ooooh se podia!

Outro defeito era quando enfrentava defesas muito bem trancadas. Apesar de não vivermos um bom momento no futebol, o Brasil tem que buscar a vitória contra equipes como Bolívia, Venezuela, Peru, etc. Mas sob o comando de Dunga, o Brasil penava para fazer um golzinho sequer. O Dunga com certeza em termos de disciplina foi muito bom, com certeza pode acrescentar com essa história de jogadores ficarem direto no instagram e jogarem por empresários. Mas como já dissemos em outro post deste blog, o problema não é apenas disciplina, portanto, não acho que Dunga seria a melhor opção. Mas, nem só de coisas ruins viveu o ex-treinador da seleção! Agora vamos aos argumentos pró!

Desacreditado, Dunga assumiu uma seleção aos cacos após um vexame em 2006 (pra mim, mais vergonhoso que os 7x1). Começou a tirar a poeira e fazer bons amistosos contra Noruega e Argentina (vencendo este por 3x0). Dunga sempre testava vários jogadores até então começar a formar um grupo. Apesar de ter perdido a Copa de 2010, o ex-capitão de 1998 e 1994 quebrou uma série de tabus.

O Brasil não vencia Uruguai em Montevidéu fazia 30 anos ou mais... Dunga foi lá e enfiou 4x0 (Uruguai que seria o melhor sulamericano da Copa 2010). Brasil não vencia a Argentina fora de casa fazia também 30 anos ou mais... Dunga foi lá e venceu por 3x1 a Argentina de Maradona. De quebra, classificou a seleção brasileira com três rodadas de antecedência, algo que nunca havia acontecido. O Brasil de Dunga era muito coração nas chuteiras.

Não só tabus, mas o treinador ganhou títulos com a seleção também. Desacreditado novamente, chegou na Copa América e na final sentou a naba nos argentinos de novo: 3x0 e título brasileiro. Veio a Copa das Confederações em 2009 e o Brasil foi muito bem na primeira fase: 4x3 sobre o Egito, 3x0 sobre os Estados unidos e 3x0 sobre a Itália que era a atual campeã do mundo. Naquele jeitão mesmo... com alma e coração! Na final, virada na raça contra os Estados Unidos após estarmos perdendo de 2x0.

Às vésperas da Copa de 2010 todos queriam Neymar e Ganso na seleção e pra mim, ele acertou em não levar. Motivo: Brasil dificilmente ganharia aquela copa e com certeza iriam botar toda a culpa em Neymar e Ganso e eles nunca mais vestiriam a camisa da seleção. Mais um ponto positivo para Dunga.

Coração não faltou à seleção na era Dunga... mas faltou reação e emocional. A alegria foi transformada em vontade de vencer, mas um gol da Holanda foi capaz de anular tudo isso e o que se viu foi um time incapacitado em campo.

Com esse post, espero que vocês que desprezam ou idolatram o Dunga, revejam os conceitos para ver se realmente é a melhor solução. Ainda continuo achando que nosso problema maior não é treinador e sim que estamos ultrapassados.

domingo, 13 de julho de 2014

É urgência de mudar!

Caros leitores, sim! Estamos corneteiros! Não engulo aqueles 7x1 da Alemanha (apesar de achar o time germânico muito melhor), mas também não engulo as teorias da conspiração sobre isso. A lição da copa 2014 se resume a uma frase: TEMOS QUE MUDAR!

É bonito você ver os comentaristas em sua maioria falando que precisamos inovar na tática, padrão de jogo, etc. Como é lindo! Parece que finalmente aprendemos que só talento não basta! MAS! Em 5 dias volta o "futebol arte" do nosso Brasileirão! Aqueles 0x0 com 65 passes errados, 78 faltas e 12 chutes a gol! Aí eu pergunto... os mesmos comentaristas que falam que PRECISAMOS MUDAR vão falar que o BRASILEIRÃO ESTÁ UMA MERDA???? QUE O JEITO DE DISPUTAR OS JOGOS DO NACIONAL PRECISA MUDAR TAMBÉM???  Depende! Se times como Flamengo e Corinthians estiverem ganhando sem padrão de jogo nenhum, a GRANDE MAIORIA da imprensa vai ficar iludindo qualquer torcedor dizendo que esses times estão jogando demais, só porque dá renda! Os mesmos que sabem criticar a seleção brasileira vão enaltecer os times de renda não só elogiando os mesmos, mas sentando a botina em seus rivais como por exemplo, enaltecendo um futebol medíocre do Corinthians e botando crise em Palmeiras e São Paulo. Sendo que NENHUM time tem padrão de jogo! É tudo bumba meu boi.

Não quero botar a culpa na imprensa esportiva brasileira, até mesmo porque não sou jornalista esportivo. Mas acredito eu que são os jornalistas que podem fazer os leigos a enxergarem. Largarem o clubismo e a renda pra criticarem de forma construtiva o nosso falido futebol. Enfim, essa é uma das mudanças que precisa ser feita.

Agora vamos ao mal que vem das raízes: CATEGORIAS DE BASE! Poucas revelações talentosas ou cujos talentos foram mascarados pela falsa tática. O medo de perder! Nossos jogadores serão criados com o medo de perder. "Você é talentoso, sabe driblar, é rápido... mas vai ficar defendendo!" Aí sim! Acabamos com a chance de qualquer brasileiro! NÃO TEMOS TALENTO! E ainda, marcar pra quê???? NÃO TEMOS TÁTICA PRA IMPOR A MARCAÇÃO! Sem contar os jogadores que acham que futebol é sair com a mulherada, botar uma chuteira colorida no domingo, fazer golzinho pro DVD, se valorizar, jogar pelo empresário, dizer que ama o clube atual, mas se vier proposta de um rival com 400 reais a mais é pra vazar, etc. A mentalidade em grande parte é fraca.

E aí? Aí entram novamente os veículos de imprensa! Qualquer jogador desses que descrevi acima que der um chapéu ou uma caneta, vão sair falando que é craque, etc., sem mesmo ver uma regularidade ou continuidade no jogador!

Vamos a mais um mal? Sim... o NÃO SABER PERDER.

Como me deixa chateado ler comentários do tipo "Copa comprada" seja pro bem, seja pro mal. Maldita arrogância de que somos sempre superiores! Legal que nós somos pentacampeões, mas do jeito que as coisas andam, logo logo nos alcançarão. Conheço europeus e até mesmo argentinos falando que se inspiram no Brasil pra ter a "alegria" em jogar. Acho que não custa nada o Brasil ter a humildade e chegar pra argentinos, alemães e holandeses e falar: "nós te inspiramos com a alegria, então nos ajude com a disciplina tática e o padrão de jogo!" que cá entre nós, de Argentina e Alemanha está muito bom e também dos holandeses. O que custa reconhecer que os outros estão na frente nesse quesito??? Ou mais, o que custa buscar entender o motivo do sucesso deles e aplicar no nosso futebol??? Pelo amor de Deus! Larguem essa arrogância!

Futebol não é resultado! A maior asneira que acontece no Brasil é achar que futebol é resultado. Time que ganha sem padrão de jogo é exaltado. Por quê??? Porque ganha, ÓBVIO! Acham que crucificar o grupo inteiro da seleção brasileira atual vai ajudar a reformular!!! Ou seja, daqui a 4 anos, virão 23 jogadores diferentes, mas que terão os mesmos resultados dos atuais, isto é, mudaram as peças, mas o problema persiste. Olha a Argentina e a Alemanha! Quase mesmas equipes da Copa de 2010 e acabaram com os elencos?? NÃÃÃÃÃÃÃÃO! Deram mais padrão de jogo, amadurecimento! Não importa se ganhou ou se perdeu, se têm potencial é pra ser investido e não esquecido, como acontece aqui no Brasil!

Enfim, sei que é meio clichê, mas a maioria dos jogadores tem que esquecer também o instagram e se lembrarem das chuteiras, da camisa suada, do carrinho e da vibração. Com isso, quem sabe voltaremos um dia a sonhar em ganhar uma copa do mundo. E aos veículos de imprensa, não iludam o torcedor. Ajude-o a criticar de forma construtiva uma equipe para que ela possa crescer junto com a torcida! Aprendam a valorizar quem está um passo a frente e mais importante: aprender a implantar a forma de adquirir a superioridade!

A começar, que tal assistindo a final de novo: Alemanha 1x0 Argentina? Que tal pegarmos a disciplina tática das duas equipes? Que tal pegarmos a raça argentina que não se entregou, mesmo pregados fisicamente? Que tal começarmos a aprender com quem está na nossa frente! É assim e rumo ao hexa em 2018!

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Copa 2014 - A despedida de uma lenda




Faaaaaaala leitores do Espírito Esportivo, tranquilo com vocês? Essa copa 2014 está apresentando um alto nível de futebol! Mas por outro lado, marca a despedida de lendas do futebol. E se você observou bem a foto acima, só digo uma coisa:




RÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ! "PEGA-MODINHA" DO MALLANDROOOOOOO!!! Estavam realmente achando que o Espírito Esportivo, um dos blogs mais contra o modismo e o modernismo do futebol iria falar do jogador que descobriu o X do Playstation??? Isso porque o nome dele começa com X, Xavi, se não, nem descobriria o X!

Não! Nunca iríamos gastar mais de um parágrafo pra falar das modinhas que rondam essa copa do mundo. Estamos aqui para falar um pouco de um recordista! Um jogador que com certeza não posso falar demais, pois ele jogava até mesmo quando eu era uma mera criança de 3 anos! Se você é modinha e achou que iríamos falar do Xavi, obrigado pela visualização de página (volte sempre)! Se não, acompanhe a matéria.

Chega de enrolação! O jogador a quem me refiro é o goleiro Mondragón da seleção colombiana de futebol. O jogador simplesmente bateu o recorde de jogador mais velho a atuar em uma copa do mundo no jogo Colômbia x Japão pela Copa do Mundo 2014. Um moleque de meros 43 anos que vivenciou as participações colombianas nas copas de 94, 98 e nesta aqui. O único jogador quem sabe que possa rebater esse recorde talvez seja Paulo Baier que também é um moleque de 35 anos, mas enfim...


Faryd Camilo Mondragón Alí nasceu em 1971 e começou sua looooonga carreira pelo Deportivo Cali (aquele mesmo clube que disputou uma final de Libertadores com a S. E. Palmeiras e perdeu) e clube pelo qual atua nos dias atuais. O goleiro possui uma carreira internacional extensa. Em 1990 surgiu no Deportivo Cali. 3 anos mais tarde, saía do futebol colombiano e se dirigia ao tradicional Cerro Porteño do Paraguai. No mesmo ano, foi para a Argentina para o Argentinos Juniors e pro Independiente. Sua primeira passagem pelo Independiente foi meio apagada e o fez retornar ao futebol colombiano pelo Santa Fé. Em 1995 foi contratado novamente pelo Independiente e conseguiu se firmar na equipe até 1998, em um total de 103 jogos e 1 gol MARCADO! É mito mesmo!

Tá mas... e aí? E pro futebol europeu??? Sim! Após a boa passagem pelo Independiente da Argentina, foi jogar pelo Real Zaragoza em 1999. Atuou por apenas 13 jogos e retornou ao Independiente, atuando apenas em mais 16 partidas até o ano 2000. Em 2001, nova chance na europa, mas dessa vez no Metz da França. Contudo, sua principal atuação foi de 2001 a 2007 no clube turco Galatasaray em um total de 185 jogos. De 2007 a 2010 atuou pelo FC Köln da Alemanha. Já com 40 anos, em 2011 se transferiu para o Philadelphia Union dos Estados Unidos até que em 2012 o bom filho (já bem adulto diga-se de passagem) à casa torna. Em 2012, voltou ao Deportivo Cali da Colômbia. Ufa! Que volta ao mundo!

Está aí para vocês conhecerem um pouquinho deste mito Mondragón! Desde 1993 defendeu a seleção colombiana, atuando no total 93 partidas.

sábado, 21 de junho de 2014

God save the Team




Caros leitores, para não dizer que não falei das flores, ou melhor, para não acharem que eu pego demais no pé de determinada seleção, vamos falar hoje de uma Monocampeã (Mono no sentido de "uma vez" e não de macaco conforme nossos amiguitos de España gostam de chamar os brasileiros) que é a Inglaterra.

Já falei em algumas postagens anteriores que sou fã da Premier League (campeonato Inglês) e acho que é um dos melhores campeonatos do mundo. Aí que é onde a maioria das pessoas se ferra quando resolve apostar em determinada seleção. Realmente o nível de futebol apresentado pela elite da F.A. (Football Association) é muito bom! Mas, os ingleses dos times top da Inglaterra são os destaques de seus respectivos times? Aí que está: NÃO! Então, não venham com afirmações do tipo: "Poxa, um campeonato tão bom quanto a Barclay's Premier League, como que a Inglaterra não vai bem nas copas?"

Gosto das brincadeiras do futebol e muitos dizem que é a praga de 66 (uma copa vencida em casa com erro de arbitragem em pró dos ingleses). Mas a verdade nos diz que simplesmente a Inglaterra não tem time! Podem contar com um jogador bom, outro, mas quando juntam todos os ingleses da Premier League, não dá Liga! (sem trocadilhos, por favor). A Inglaterra costumava ser muito boa em cruzamentos, e faz isso muito bem de verdade! Mas a pergunta que eu faço para a Espanha, eu repito agora: cadê o drible? A alegria (o Gerrard parece que tá sempre em depressão!!!!)? A vibração? O carrinho (a zaga inglesa parece que joga de calça jeans encharcada... nem molhada!)? Acho que está na hora do time da terra da Rainha e de grandes bandas de Rock começar a assistir os sulamericanos  jogando! Falando em bandas de rock, eu adoro Rolling Stones, mas se eu fosse inglês, imploraria pro Mick Jagger torcer por outra seleção! Ô pé glacial!

Os ingleses falam que inventaram o futebol. Mas na verdade, o esporte começou a ser disputado (sem muitas regras, diga-se de passagem) na China. Na verdade, os ingleses apenas botaram regras no jogo. E mais verdade ainda, eles colocaram regras, mas esqueceram de jogar! Impressionante! Deixa que Brasil, Itália, Alemanha, Argentina e o próprio Uruguai, aperfeiçoamos este esporte maravilhoso.

E antes que venham falar de "roubaram em 66, mas compensaram em 86 com o gol do Maradona". Ok, respeito opiniões. Mas falar que a Inglaterra perdeu só por causa da mão? Tenha dó! O Maradona simplesmente anotou um golaço GENIAL passando por toda defesa calça jeans da Inglaterra e vem chorar gol de mão? MÉRITOS pro Maradona!

O futebol da Inglaterra só seria realmente competitivo mundialmente, se e somente se jogassem do mesmo nível que a Premier League sustentada por estrangeiros de ponta. Enquanto isso não acontece, a Inglaterra vai continuar sendo totalmente previsível e seguirá rodando antes até das quartas de final de uma Copa do Mundo.

Lembrem-se, antes de falar "cuidado com a Inglaterra", NUNCA se esqueçam de que no papel, até no papel, o time é feito com jogadores de importância secundária na liga nacional!

quinta-feira, 19 de junho de 2014

O adeus de uma moda


Caros leitores do Espírito Esportivo. ÓBVIO que não íamos deixar passar em branco a decepção, ou melhor, a mentira que veio à tona com a seleção espanhola. Verdade seja dita que eles ganharam um copa do mundo e duas eurocopas, mas será que realmente REVOLUCIONARAM o futebol do jeito que falam? Uaaaaau! Eles descobriram como se passa a bola! Que lindo!!!!! Sabem passar a bola, mas não sabem passar da fase de grupos numa copa do mundo!

Em 2010, ganharam contra uma Holanda que eliminou o Brasil. Mas aí claro! Começavam a ganhar jogos e começavam a ganhar as proteções dos jornais internacionais, sem falar da arrogância dos próprios jornais locais da Espanha! Mas o que mais me irritou, é que alguns comentaristas do Brasil só desciam a lenha na seleção brasileira que estava em RENOVAÇÃO e só elogiavam a seleção espanhola de toque de bola sonolento: "Revolução no futebol!" "Time de outro planeta!". Na verdade não é de outro planeta, porque a Espanha fica na Terra e é pra Espanha que os jogadores estão voltando em breve! A Espanha enfrentava Burkina Fasso e o Brasil o Gabão. Espanha ganhava de 4x0 e o Brasil de 3x0... mas só a Espanha jogou bonito. Brasil na copa das confederações pegou um grupo difícil, mas tinha que ter medo da Espanha, afinal, ganharam do Tahiti!

Com base nesses comentários de alguns jornalistas, as crianças do Brasil começaram a deixar de torcer pela seleção brasileira para torcer pra ESPANHA no lugar! E por que???? Porque simpatiza??? NÃO!!! ERA SÓ PORQUE O TIME ESTAVA GANHANDO!!! Com isso, formaram-se os MODINHAS! Aqueles mesmo que acham que entendem de futebol só porque escalam o Barcelona ou o Real Madrid no FIFA!

Agora vamos falar especificamente da decadência dos modinhas.
Veio a copa das confederações 2013. Todos com discurso preparado que a Espanha com sua "revolução futebolística" ia esmagar até o Brasil. Mas a seleção canarinho mostrou que futebol se joga com emoção, alegria, raça, vibração, etc. e enfiou a naba de 3x0 na Espanha! E os modinhas? Modinha é brasileiro também! NÃO DESISTE NUNCA! Coube a eles falarem do argumento maaaaaais fundamental: "foi comprado, no mundial a gente se vê!" Sem contar as entrevistas dos espanhóis: "O Brasil nos vaia porque tem medo da gente!" HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA medo de que??? De dormir demais assistindo o futebol chato de vocês né? Só pode!

Tudo bem! Nada melhor do que o tempo passar e chegar a Copa do Mundo (TÁ TENDO COPA MESMO VIU???). Discurso dos modinhas pré-copa: "A Espanha está mais madura após ano passado e virá com tudo e com fome para ganhar essa copa". Com certeza. Veio com fome de qualquer coisa, menos de laranja, já que a Holanda aplicou uma SONORA goleada na Espanha: 5x1? E POR QUE? Porque jogou com vontade, alegria, vibração, etc.! "Ahhhh, no segundo jogo a gente se fala!" E novamente o tempo passou! E a verdade, ou melhor,  A MENTIRA veio à tona! O futebol "revolucionário", chato e sonolento SUCUMBIU diante do futebol alegre e vibrante da América do Sul! E aí? Os modinhas falaram que foi comprado?

Não! E eis a parte que eu mais dou risada! Quando o modinha se ferra (pra não dizer outra palavra feia) aí ele encarna o intelectual! "Chupa Espanha (ironia)! Somos sétimos em educação!". Realmente, dá pra notar que são muito bem educados! Afinal, perdem um jogo e já saem xingando os brasileiros de "Putos Monos", que traduzindo significa "MACACOS FILHOS DA P*TA!" Muito educado da parte deles mesmo! Nessas horas eles esquecem que vários "putos monos de brasil" como Rivaldo, Ronado, Ronaldinho, Romário, Roberto Carlos, Marcelo, Daniel Alves, Beletti, Edmílson, etc. ajudaram os times espanhóis a conquistarem GRANDES TÍTULOS. E o melhor! Sendo PROTAGONISTAS! Sempre se destacando bem mais que os espanhóis!

"Ah, mas somos melhores em IDH e temos hospitais decentes!". Meus parabéns! Precisam mesmo ter hospitais decentes, afinal, onde que vão atender seus habitantes após tomarem 40 chifradas de um touro? IDH alto? Claro! Nem devem passar fome! Afinal gostam de "culturalmente" fazer uma guerra de tomates desperdiçando um monte de comida!

Sim, modinhas! Não deu para vocês! A mentira veio à tona nessa copa e a Espanha não pode nem jogar videogame porque não passa de fase!

A Espanha vai voltar pra casa de TAM, porque de GOL ela já está cheia

Enfim, adiós Moda! Adiós España!

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Copa: Ter ou não ter?

Bom dia/tarde/noite galera do blog!

Galera, estamos há menos de 1 semana para o início da "tão sonhada" Copa do Mundo do Brasil. Nestes últimos meses, houve muitos manifestos contra o maior evento futebolístico do mundo. O que aconteceu, que há 8 anos atrás, quando o Brasil foi escolhido para sediar a Copa, todos estavam contentes e hoje estão protestando?

Por trás de tudo isso, existe a Política. Lá em 2006, após o Brasil ser escolhido a Sede da Copa do Mundo de 2014, o atual presidente da época falou em fazer 12 sedes. Há vários jornais dizendo que o Presidente da FIFA, Joseph Blatter, queria 8 sedes, como em todas as copas, mas o presidente do Brasil daquela época insistiu em fazer em 12 sedes. Número recorde!
Com todo o respeito, mas EU não vejo necessidade de se construir estádios em Manaus, Distrito Federal e Mato Grosso, pois não há times de "grande estrutura" para ocupar toda a capacidade desses estádios. Claro, as sedes desses estados são muito bonitas e históricas, mas se tratando de futebol, não são regiões tradicionais.
Com o projeto desses 4 estádios "a mais" que o governo decidiu construir, foi gasto por volta de 30 bilhões de reais. 30 BILHÕES! Meu, é muito superfaturamento. Por que alguns estádios orçados em 500 mil reais, no final, custaram 1,5 bilhão? Creio que alguém levou por trás disso.
Não da pra entender, quando o Brasil consegue trazer algo muito grande onde o mundo estará girando em torno da gente, ao invés de mudar a reputação da nossa pátria pelo mundo, e dentro do nosso próprio país, o governo tende a piorar a visão que o resto dos países tem sobre a gente e ainda superfaturam com isso.

Mas claro, vamos ver por outro lado agora, desde 2010 foram investidos 850 bilhões de reais em Educação e Saúde. 5 bilhões a mais fariam diferença? Vendo pela porcentagem que isso representaria, seria pouco. Porém (agora falando como MINHA opinião), nunca é pouco para se investir em Educação e Saúde, áreas muito precárias em nosso país. Tenho amigos e parentes professores, sei como eles são mal valorizados. Já estudei em Escolas Públicas (Ensino Fundamental) e sei a precariedade. E aliás, já passei muita raiva em hospitais públicos. Por isso que eu digo, a porcentagem que esses poucos bilhões representam, é pequena, porém, nunca é pouco para se investir em algo precário. Alguns jornais dizem que a Copa não tirou investimentos nessas áreas, mas com esse dinheiro, poderia aumentar pelo menos um pouco do investimento.

Galera, eu como um bom amante do futebol, não sou contra a Copa do Mundo, porém, sou contra tudo o que se passou por trás da Copa, toda essa política de pessoas que estão lá em cima, no poder, e só pensam nelas mesmas, ao invés de pensar em toda a população. Acho uma ótima oportunidade pro Brasil, pois terá muitas e muitas pessoas utilizando o comércio, que creio eu, aumentará o giro de capital do país (sou leigo nessas coisas). Mas, já aumentou o giro de capital de muita gente!
Lembrando que eu, você e todos, pagamos a copa com os impostos altíssimos que pagamos. Vale ressaltar, que essa Copa, é a única Copa que a FIFA foi isentado de impostos. Sim, o governo brasileiro isentou a FIFA de pagar impostos.


Falando de seleção brasileira:

Hoje, eu não vejo o povo "vivendo" pela seleção. Lembro-me de quando era menor, lá na Copa de 2002, que me sentava com a família e vibrava muito com os gols do Brasil, principalmente na final. Hoje, não vejo o pessoal assim, com toda aquela euforia. Não vejo uma seleção com muita identidade com a torcida.
Em todas as outras copas, tínhamos ídolos jogando em nosso país, que aumentava um pouco do brilho da gente assistir os jogos e torcer todos por um só. Porém, hoje há muito poucos jogadores que jogam no Brasil e foram convocados. Claro, todos os que foram convocados que jogam fora do nosso país, foram justamente! São os melhores em atividade! Mas se formos ver, há muito poucos jogadores que jogam em nosso país.
Acho essa Copa uma ótima oportunidade para a nossa seleção voltar a ter aquela identidade que tinha antes, além de levar o nome do Brasil novamente para a mídia mundial.
Vamos torcer juntos?


Ruma ao Hexa!

E que no fim, ela seja nossa novamente!






obs: Que fique claro, não quero trazer polêmicas políticas (acho que política é uma coisa que não se discute, cada um tem sua opinião). Não sou contra a Copa, mas sim, contra tudo o que rolou por trás dela, como corrupção e desvio de verba pública.



domingo, 25 de maio de 2014

QPR: Um bate-volta na segundona inglesa

Caros leitores, hoje vamos falar de um clube que havia caído no campeonato inglês passado, mas que conseguiu sua rápida volta para a elite (Premier League) da temporada 2014/15. Se trata do Queen's Park Rangers FC ou QPR, ou the Hoopers ou R's como são conhecidos por sua fanática torcida! Vamos conhecer um pouco do clube então!

História, Estádio e Mascote

O time não possui muitos títulos, sendo sua principal conquista a copa da liga inglesa de 1967. O time já chegou a fazer boa campanha no inglês em 1976, conseguindo o vice campeonato, contudo a equipe é mais conhecida por participar do que conquistar torneios de grande importância.

A equipe foi fundada em 1882 e seu nome surgiu devido a fusão de um time chamado São Judas com Christchurch Rangers. Como a maioria dos jogadores vinham da região de Queen's Park em Londres, passou a ser chamado de Queen's Park Rangers FC.

A equipe possui um torcida muito fanática. Isto porque na Inglaterra, não importa quantos títulos o time tenha, o importante é torcer pelo time da sua região e/ou do seu bairro (no caso de cidades como Londres). O estádio do clube é o Loftus Road que fica na região noroeste de Londres, quase central. Seus principais rivais são o Fulham e o Chelsea. Curiosamente, o QPR gosta de complicar os jogos para os azuis vendidos de Londres, sendo que quando foi rebaixado em 2013, o único "grande" a não bater o QPR foi justamente o Chelsea.


Loftus Road em relação a Londres


Loftus Road no detalhe



 
O mascote do time é o tigre spark ou spark tiger como é conhecido na Inglaterra.

Tigre Spark com Susana Werner (época em que Júlio Cesar defendia o gol do QPR)
 
O QPR ficou famoso também por quase ter botado água no chope do Manchester City em 2012. 40 anos sem ganhar um título sequer, a equipe de Manchester (obviamente, após vender sua almas pros sheiks mafiosos ultramilionários porque se dependesse de suas próprias forças não seriam NADA) dependia de uma vitória sobre o QPR que brigava pra não cair. E o City chegou a abrir 1x0, mas o QPR conseguiu virar na metade do segundo tempo para 2x1! Mas não aguentou a pressão e o city conseguiu virar para 3x2 de forma um pouco suspeita, mas valeu!
 
Na temporada 2012/2013, começou de forma tão desastrosa que demitiu o seu treinador até então Mark Hughes para contratar o folclórico Harry Redknapp, na Inglaterra, muitos o consideram como o "cover" do Droopy Dog. Além de Redknapp, Julio Cesar (goleiro da seleção brasileira) também chegou no Loftus Road.
 

 
 

Redknapp vinha de boa passagem pelo Tottenham Hotspur, foi cogitado até para assumir a seleção da Inglaterra, mas acabou nos Hoops. Chegou a levar os spurs até as quartas de final da champions league de 2010/11 e foi o treinador que colocou o até então lateral-esquerdo Gareth Bale como meia (decisão muito acertada por sinal). O Droopy cover tem como característica armar uma equipe que se defenda de forma muito sólida e saia com contragolpes mortais. Em 2012/13, a vítima do QPR foi um outro time vendido, o Chelsea. Mas as vitórias sobre o rival não foram suficientes para manter os Hoops na Premier League.
 
 
Rebaixado, faltava juntar os cacos e jogar a segundona.
 
Championship 2013/14
 
Apesar de ser uma segunda divisão, equipes muito tradicionais como Derby County, Nottingham Forest, Leeds United, Milwall, Blackburn, Leicester City, etc. estavam na disputa.
 
O regulamento era bem simples: 24 equipes se enfrentando em turno e returno, sendo que os dois primeiros sobem direto para a premier league e do 3º ao 6º rola playoffs para definir quem sobe com a terceira vaga.
 
Leicester City e Burnley conseguiram o acesso de forma direta e os playoffs ficaram assim:
 
Derby County(3º) x Brighton (6º)
QPR (4º) x Wigan (5º)
 
QPR e Derby County se classificaram para a final em Wembley pra definir a terceira e última vaga.
 
Foi um jogo com poucas finalizações, mas com muita emoção. O QPR ficou com um a menos aos 14 do segundo tempo e esteve próximo de levar gol durante quase os 30 minutos restantes. Mas parece que o Derby esqueceu que tinha Harry Redknapp do outro lado e contra o Droopy, nunca desperdice gols, pois eles farão falta! A única chance do QPR foi consolidada com Zamora aos 45 do segundo tempo para desespero dos adversários e comemorações extremas de Redknapp e seus comandados. Com o rebaixamento do Fulham, o QPR será mais um representante do centro-oeste londrino em 2014/15.
 
Eu particularmente espero só uma coisa do QPR: que consiga continuar descendo o sarrafo em campo nos times vendidos!


domingo, 18 de maio de 2014

Série A3 do Paulistão define acesso.

Amigos leitores do Espírito Esportivo,
Nesse último fim de semana, tivemos a definição dos times que brigarão em 2015 para ir para a Elite Paulista em 2016. A Série A3 do Campeonato Paulista (Terceira Divisão), definiu os clubes que conseguiram o acesso. Foram eles: Novorizontino, Independente de Limeira, Matonense e Água Santa.


Método de disputa:
A Série A3 é disputada por 20 clubes, onde os 8 primeiros colocados são classificados para uma Segunda Fase, divididos em dois grupos de 4 equipes. As duas primeiras equipes de cada grupo, sobem para a divisão acima. O primeiro colocado de cada grupo, faz a final.
Neste ano, tivemos disputando: Rio Preto, Novorizontino, São José dos Campos, Inter de Limeira, Matonense, Água Santa, Sertãozinho, Independente de Limeira, Votuporanguense, Flamengo - SP, Taubaté, Tupã, Juventus - SP, Cotia, Santacruzense, Francana, São Carlos, América - SP, Noroeste e Guaçuano.

Os classificados para a segunda fase foram: Rio Preto, Novorizontino, São José dos Campos, Inter de Limeira, Matonense, Água Santa, Sertãozinho, Independente de Limeira, em suas respectivas posições.
Os que caíram para a Segunda Divisão (4ª Divisão) foram: São Carlos, América - SP, Noroeste e Guaçuano, em suas respectivas posições.

Subiram: Novorizontino, Independente de Limeira, Matonense e Água Santa, sendo que o Novorizontino e o Independente de Limeira, farão as finais nos próximos finais de semanas.



As equipes que subiram:
Começaremos falando sobre o Novorizontino.

Estádio Jorjão, em Novo Horizonte
O Grêmio Novorizontino, conhecido como Tigre do Vale, é uma "extensão" do Grêmio Esportivo Novorizontino, falido em 1999, tem sua sede em Novo Horizonte, interior de São Paulo. O Pessoal mais experiente, com certeza deve se lembrar do Novorizontino, de Nelsinho Batista, que em 1990, fez a final do Campeonato Paulista da Primeira Divisão contra o Bragantino, de Vanderlei Luxemburgo. Com dois jogos empatados, o Bragantino sagrou-se o campeão, porém, foi o Grêmio Esportivo Novorizontino, não o Grêmio Novorizontino. A equipe voltou a disputar campeonatos profissionais em 2012, onde jogou a Segunda Divisão Paulista. Neste ano, jogou a Série A3 e conseguiu o acesso para a Série A2.
Tigre, mascote do Novorizontino
A A2, ganhará um concorrente forte, de tradição, que com certeza dará trabalho.

O Mascote da equipe é o Tigre, pois tem as mesmas cores da equipe, Amarelo e Preto.
A equipe manda seus jogos para o Estádio Jorjão, em Novo Horizonte, com capacidade para 16 mil pessoas.







Independente de Limeira



Estádio Agostinho Prada

O Independe Futebol Clube, conhecido como Galo, possui cede na cidade de Limeira, interior de São Paulo, foi fundado em 1944, porém, só disputou a primeira competição profissional em 1972. Depois de ser campeão da Segunda Divisão em 2011, a equipe conseguiu o acesso para a Série A2 neste ano. A equipe que já foi campeã da Série A3, busca seu segundo título neste ano, onde conseguiu a classificação ao ficar em 1º lugar do Grupo 02, da Segunda Fase da A3. A final será contra o Novorizontino. Seu maior rival é o Internacional de Limeira, time da mesma cidade.
Galo, mascote do Independente
O seu mascote é o Galo, que está no escudo da equipe.
O Independente manda seus jogos para o Estádio Agostinho Prada, em Limeira, com capacidade para 9500 pessoas.










Matonense

Estádio Ferreirão, em Matão

Águia, mascote do Matonense
A Sociedade Esportiva Matonense, da cidade de Matão, interior de São Paulo, foi fundada em 1976. A equipe veio pra disputa da Série A3 deste ano como campeã da Segunda Divisão do ano passado (2013) e já conseguiu o acesso para a Série A2. A equipe que já disputou a elite paulista uma vez, em 1998, voltará a tentar o acesso no ano que vem. Alguns jogadores "famosos" foram revelados pelo Matonense, como o Grafite (ex São Paulo) e Marcinho Guerreiro (ex Palmeiras e Santos). O Matonense é uma das equipes paulistas que mais possui títulos das divisões de acesso.


Suas cores são o Azul e o Branco. Seu mascote é a águia.

A equipe de Matão manda seus jogos para o Estádio Ferreirão, na cidade de Matão, com capacidade para 15 mil pessoas.














Água Santa


Estádio Municipal José Batista Pereira Fernandes
O Esporte Clube Água Santa, da cidade de Diadema na grande São Paulo, foi fundado em 1981. A equipe disputou torneios amadores até 2011, quando se profissionalizou para jogar o Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Em sua primeira participação em torneios profissionais, o Paulista da Segunda Divisão de 2013, a equipe conseguiu o acesso, onde foi vice-campeão. Disputando pela primeira vez a A3, o Água Santa conseguiu o acesso inédito para a Série A2. Em dois anos como profissional, a equipe já buscou 2 acessos e com certeza, dará trabalho para os times da A2 do ano que vem. Mesmo se profissionalizando há pouco tempo, as categorias de base da equipe já revelou alguns jogadores, como Neílton do Santos e Fábio Ferreira, ex Botafogo, atualmente no Criciúma.
Netuno, mascote do Água Santa

O mascote da equipe é o Netuno, Deus do Mar.
A equipe manda seus jogos para o Estádio Municipal José Batista Pereira Fernandes, em Diadema, com capacidade para 5 mil pessoas.






sexta-feira, 9 de maio de 2014

Paixão de Torcedor: Rio Claro Futebol Clube, meu querido Azulão!

Caros leitores, hoje o Espírito Esportivo faz uma matéria especial sobre um dos clubes do coração de um dos postadores do blog. Rio Claro FC completa neste 9 de maio de 2014, 105 anos de existência. É o quarto clube mais antigo do Estado de São Paulo, estando apenas atrás da Ponte Preta de Campinas, Inter de Bebedouro e do Pirassununguense. Conheçam um pouco do Rio Claro FC e vejam experiências de torcedor.

História
Foi fundado em 1909 por quatro pessoas: Joaquim Arnold, Bento Estevam de Siqueira, Constantino Carrocine e João Lambach. Sobre confrontos contra as equipes da capital paulista, até 2007, eram apenas por amistosos. Em 1916 e 1917 enfrentou, respectivamente as equipes do Corinthians e Palestra Itália (atual Palmeiras). Sua participação na elite paulista aconteceu a primeira vez em 2007 e curiosamente é uma das poucas equipes do Paulistão a participar 4 vezes da Elite e não perder para um dos grandes! Foram 2 empates e 1 vitória contra o Palmeiras. A história do primeiro acesso será contada em breve neste texto.

O mascote da equipe é o Galo Azul: galo se referindo aos galos de briga, mostrando força, etc. Azul, pois é as cores do seu uniforme. Seus apelidos são: Galo, Azulão, Aguinha (diminutivo de água).


Galo Azul: Mascote
Manda seus jogos no estádio Augusto Schmidt Filho com capacidade para quase 9 mil torcedores e com arquibancadas tubulares, chega a 15 mil.
Torcida do Rio Claro nas tubulares
Torcida do Rio Claro nas cadeiras


Seu único título estadual é da Série B1 do Paulistão em 2001. Mas já chegou a decisões de Copa Paulista (2005) e já disputou nacionais (Brasileirão Série C)

A primeira vez na Elite paulista
O Rio Claro FC conseguiu acessos seguidos em 2005 e 2006, chegando à elite em 2007 pela primeira vez. O momento mais emocionante com certeza foi o acesso da A3 para a A2 em 2005.

Era um jogo em Jaú contra o XV de Jaú no Estádio Zezinho Magalhães que estava totalmente lotado. 12 mil XVistas e cerca de 800 rioclaristas. O Rio Claro precisava da vitória naquele jogo e ela veio para enfartar qualquer torcedor. O Rio Claro saiu na frente e foi para o intervalo com a vantagem. Na volta, teve um jogador expulso e o XV chegou ao empate (resultado de 1x1 que classificava o XV de Jaú para a série A2). Para piorar, um jogador do Rio Claro devolveu um chinelo atirado no campo para a arquibancada e foi expulso também. Jogo aos 35 do segundo tempo, 2 a menos, nada mais pode ser feito... certo???? ERRADO! A festa estava armada em Jaú, a torcida já comemorava o acesso quando um GIGANTE de 1,60 de altura, sim! LUCIANO GIGANTE achou a única bola que o Rio Claro precisava para calar 12 mil torcedores adversários. Consolidou um acesso heroico!

Em 2006, pela série A2, o jogo final também foi fora de casa. Contra o Palmeiras B e o time precisava da vitória também. Veio de maneira menos sofrida do que em Jaú no ano anterior, mas com a mesma alegria para a torcida azul comemorar.

2007 - A Elite: Foi com susto, mas valeu!
O Rio Claro rondou sempre a zona do rebaixamento. Apesar de boas partidas contra Palmeiras e Santos FC, a equipe do azulão só conseguiu escapar da degola na última rodada ao vencer o Paulista de Jundiaí por 3x2, após estar perdendo de 2x0. A equipe conseguiu ficar em 12º e consequentemente, conseguiu também uma vaga para disputar a série C de 2007.

2008 - De volta para a A2
Mesmo conseguindo empatar com Palmeiras e Santos, a equipe fez uma campanha horrível e acabou sendo rebaixada para a Série A2. Ficou em último lugar do campeonato e foi rebaixada com uma rodada de antecedência. Será que as passagens pela elite foram apenas um sonho momentâneo? NUNCA!

2009 - Não vai na habilidade? VAI NA RAÇA!
Na A2 de 2009, se tinha alguma característica marcante da equipe do galo azul era a vontade! Jogadores que muitas vezes faltaram com a técnica, não faltaram com a raça, vibração e a vontade! Meu primeiro jogo no estádio do Rio Claro foi em 2009 contra o Taquaritinga. O CAT tocava bem a bola e saiu na frente. Mas na vontade, veio a virada e a vitória do Azulão! Como diz o hino da equipe "Não receia dissabores, sorri sempre vitorioso!". Essa equipe de 2009 mostrou bem isso.

Mas o jogo que isso ficou mais evidente foi em Monte Azul Paulista contra o Monte Azul. O AMA fazia uma excelente A2 e era a equipe a ser batida naquele campeonato. Mas na raça, mais uma vez, o azulão venceu por 2x1 e deixou o acesso bem próximo. Tal acesso se confirmou na rodada seguinte, contra o Taquaritinga em Taquaritinga. Um jogo que terminou empatado, mas graças a um gol mal anulado do Rio Claro que poderia ter vencido a partida. Enfim, o Azulão voltara para 2010.

2010 - Um verdadeiro ioiô
Mais uma vez na elite Paulista, mas com certeza a pior experiência para qualquer torcedor do Rio Claro FC. Um começo totalmente desastroso, pontos bobos perdidos em casa, mas que quase foram recuperados. O destaque foi uma vitória sobre o Palmeiras em Rio Claro por 1x0, gol de Osny. Por mais que a equipe foi rebaixada, algo tem que ser falado aqui.

Na última rodada, jogavam Corinthians x Rio Claro e Portuguesa x Ituano. Corinthians e Lusa brigando por classificação (precisava de saldo de gols + tropeço de São Paulo e Gremio Prudente) e Ituano e Rio Claro jogavam a permanência na elite. Tudo ia bem no intervalo (Corinthians 1x1 Rio Claro e Portuguesa 2x0 Ituano). O Rio Claro acabou goleado pelo Corinthians, maaaaaaaaaas... o jogo do Ituano marcava a despedida de Juninho Paulista e de Roque Junior do futebol. Seria mesmo uma vergonha eles se despedirem caindo para a A2. Mas misteriosamente, a Portuguesa voltou sem JOGAR NADA do intervalo e o Ituano "virou" a partida para 3x2. A sempre prejudicada Portuguesa, prejudicando outros times!!! Quero ver se lembrarem dessa injustiça, Lusa, quando você chora quando é contra vocês!

2011 e 2012 - Acesso distante, mas recomeça um futuro
2011 passou batido na série A2. Não conseguiu se classificar para os quadrangulares finais. Em 2012, chegou a ficar ameaçado de cair para a série A3, mas conseguiu sua permanência. O destaque em 2012, foi a disputa da Copa Paulista. Nesta competição, a equipe começou a ter a base do time de 2013. Um recomeço para o futuro.

2013 - Voltamos!
Com a base do time montada em 2012, chegou o técnico Paulo Roberto Santos (responsável pelos acessos de 2005 e 2006 do Rio Claro) para tentar mais um. A equipe se manteve bem segura no G8 e se classificou para o quadrangular semifinal com Guaratinguetá, Audax e Red Bull. Só empresas! Só modeeeernos!!! Só que, meus amigos... FUTEBOL É NO CAMPO!!!! E o Rio Claro BRINCOU nos quadrangulares.

Deu um pouco de emoção à sua torcida quando empatou em casa o primeiro jogo contra o Guaratinguetá. Mas em São Paulo, conseguiu uma virada contra o Audax na metade final do jogo. Jogou em Rio Claro contra o Red Bull Brasil e Jocinei destruiu o "touro" que virou bezerro ali. Era só ganhar mais uma e já era! Foi em Campinas contra o Red Bull. O RBB teve a chance de sair na frente, mas Cleber defendeu o pênalti cobrado por Marcinho. No fim do jogo, Wendell sacramentou o acesso do Rio Claro. RBB 0x1 Rio Claro. E a invasão azul em Campinas comemorou com duas rodadas de antecedência, calando a torcida comprada do RBB.

Equipe do Rio Claro FC que subiu para a A1 em 2013
Mas o time queria mais. Conseguiu chegar na final contra a Portuguesa. Primeiro jogo no Schmidtão: Rio Claro 1x2 Portuguesa. Todos dando como certo já o título da Lusa.


Segundo jogo: Portuguesa 0x1 Rio Claro no Canindé. A sempre prejudicada Portuguesa adivinha... FOI BENEFICIADA! Apesar do gol de Jocinei, pelo regulamento, a Lusa ficou com o título. Mas o Rio Claro teve um pênalti claríssimo não marcado no segundo tempo e um impedimento muito mal assinalado em que o Wendell sairia na cara do Gledson. Isso quando já estava 1x0. A torcida aplaudiu de pé o Rio Claro, e a da Lusa teve uma atitude vergonhosa e vaiou sua própria equipe.


2014 - Voltamos! E pra ficar!
Veio a elite! A equipe conseguiu uma campanha muito segura dentro de casa: 7 jogos, 5 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Com isso, assegurou a permanência na elite e chegou a disputar uma vaga no mata mata com o Bragantino. Nessa campanha tem que ressaltar muito o coletivo da equipe. Tivemos um dos artilheiros do Paulistão (Léo Costa com 9 gols) e o segundo melhor ataque, mesmo sem classificar para o mata mata! Além de tudo, o Rio Claro protagonizou um dos jogos com mais gols do ano de 2014: São Bernardo 5x5 Rio Claro. Para variar, o clube encerrou a participação contra a Portuguesa que, mais uma vez, foi ajudada ao darem um gol inexistente para os lusitanos!


Pelo regulamento, não enfrentou o Palmeiras, pois estava no mesmo grupo. De resto, acabou sendo goleado contra o São Paulo (6x3), quase complicou para o Corinthians (3x2) e por muito pouco não venceu o Santos (3x3, Santos conseguiu empatar no fim).

De qualquer forma, a torcida ficou muito feliz com o time! Todos se esforçaram muito e torcemos para que venham coisas melhores ainda em 2015!

OBRIGADO E PARABÉNS RIO CLARO FC! MEU QUERIDO AZULÃO! 105 anos e ainda na elite do Paulistão não é para qualquer um!!!!

O branco é a disciplina e o azul a simplicidade
O Clube nos ensina a ter força de vontade!