sexta-feira, 27 de junho de 2014

Copa 2014 - A despedida de uma lenda




Faaaaaaala leitores do Espírito Esportivo, tranquilo com vocês? Essa copa 2014 está apresentando um alto nível de futebol! Mas por outro lado, marca a despedida de lendas do futebol. E se você observou bem a foto acima, só digo uma coisa:




RÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ! "PEGA-MODINHA" DO MALLANDROOOOOOO!!! Estavam realmente achando que o Espírito Esportivo, um dos blogs mais contra o modismo e o modernismo do futebol iria falar do jogador que descobriu o X do Playstation??? Isso porque o nome dele começa com X, Xavi, se não, nem descobriria o X!

Não! Nunca iríamos gastar mais de um parágrafo pra falar das modinhas que rondam essa copa do mundo. Estamos aqui para falar um pouco de um recordista! Um jogador que com certeza não posso falar demais, pois ele jogava até mesmo quando eu era uma mera criança de 3 anos! Se você é modinha e achou que iríamos falar do Xavi, obrigado pela visualização de página (volte sempre)! Se não, acompanhe a matéria.

Chega de enrolação! O jogador a quem me refiro é o goleiro Mondragón da seleção colombiana de futebol. O jogador simplesmente bateu o recorde de jogador mais velho a atuar em uma copa do mundo no jogo Colômbia x Japão pela Copa do Mundo 2014. Um moleque de meros 43 anos que vivenciou as participações colombianas nas copas de 94, 98 e nesta aqui. O único jogador quem sabe que possa rebater esse recorde talvez seja Paulo Baier que também é um moleque de 35 anos, mas enfim...


Faryd Camilo Mondragón Alí nasceu em 1971 e começou sua looooonga carreira pelo Deportivo Cali (aquele mesmo clube que disputou uma final de Libertadores com a S. E. Palmeiras e perdeu) e clube pelo qual atua nos dias atuais. O goleiro possui uma carreira internacional extensa. Em 1990 surgiu no Deportivo Cali. 3 anos mais tarde, saía do futebol colombiano e se dirigia ao tradicional Cerro Porteño do Paraguai. No mesmo ano, foi para a Argentina para o Argentinos Juniors e pro Independiente. Sua primeira passagem pelo Independiente foi meio apagada e o fez retornar ao futebol colombiano pelo Santa Fé. Em 1995 foi contratado novamente pelo Independiente e conseguiu se firmar na equipe até 1998, em um total de 103 jogos e 1 gol MARCADO! É mito mesmo!

Tá mas... e aí? E pro futebol europeu??? Sim! Após a boa passagem pelo Independiente da Argentina, foi jogar pelo Real Zaragoza em 1999. Atuou por apenas 13 jogos e retornou ao Independiente, atuando apenas em mais 16 partidas até o ano 2000. Em 2001, nova chance na europa, mas dessa vez no Metz da França. Contudo, sua principal atuação foi de 2001 a 2007 no clube turco Galatasaray em um total de 185 jogos. De 2007 a 2010 atuou pelo FC Köln da Alemanha. Já com 40 anos, em 2011 se transferiu para o Philadelphia Union dos Estados Unidos até que em 2012 o bom filho (já bem adulto diga-se de passagem) à casa torna. Em 2012, voltou ao Deportivo Cali da Colômbia. Ufa! Que volta ao mundo!

Está aí para vocês conhecerem um pouquinho deste mito Mondragón! Desde 1993 defendeu a seleção colombiana, atuando no total 93 partidas.

Um comentário: