domingo, 25 de maio de 2014

QPR: Um bate-volta na segundona inglesa

Caros leitores, hoje vamos falar de um clube que havia caído no campeonato inglês passado, mas que conseguiu sua rápida volta para a elite (Premier League) da temporada 2014/15. Se trata do Queen's Park Rangers FC ou QPR, ou the Hoopers ou R's como são conhecidos por sua fanática torcida! Vamos conhecer um pouco do clube então!

História, Estádio e Mascote

O time não possui muitos títulos, sendo sua principal conquista a copa da liga inglesa de 1967. O time já chegou a fazer boa campanha no inglês em 1976, conseguindo o vice campeonato, contudo a equipe é mais conhecida por participar do que conquistar torneios de grande importância.

A equipe foi fundada em 1882 e seu nome surgiu devido a fusão de um time chamado São Judas com Christchurch Rangers. Como a maioria dos jogadores vinham da região de Queen's Park em Londres, passou a ser chamado de Queen's Park Rangers FC.

A equipe possui um torcida muito fanática. Isto porque na Inglaterra, não importa quantos títulos o time tenha, o importante é torcer pelo time da sua região e/ou do seu bairro (no caso de cidades como Londres). O estádio do clube é o Loftus Road que fica na região noroeste de Londres, quase central. Seus principais rivais são o Fulham e o Chelsea. Curiosamente, o QPR gosta de complicar os jogos para os azuis vendidos de Londres, sendo que quando foi rebaixado em 2013, o único "grande" a não bater o QPR foi justamente o Chelsea.


Loftus Road em relação a Londres


Loftus Road no detalhe



 
O mascote do time é o tigre spark ou spark tiger como é conhecido na Inglaterra.

Tigre Spark com Susana Werner (época em que Júlio Cesar defendia o gol do QPR)
 
O QPR ficou famoso também por quase ter botado água no chope do Manchester City em 2012. 40 anos sem ganhar um título sequer, a equipe de Manchester (obviamente, após vender sua almas pros sheiks mafiosos ultramilionários porque se dependesse de suas próprias forças não seriam NADA) dependia de uma vitória sobre o QPR que brigava pra não cair. E o City chegou a abrir 1x0, mas o QPR conseguiu virar na metade do segundo tempo para 2x1! Mas não aguentou a pressão e o city conseguiu virar para 3x2 de forma um pouco suspeita, mas valeu!
 
Na temporada 2012/2013, começou de forma tão desastrosa que demitiu o seu treinador até então Mark Hughes para contratar o folclórico Harry Redknapp, na Inglaterra, muitos o consideram como o "cover" do Droopy Dog. Além de Redknapp, Julio Cesar (goleiro da seleção brasileira) também chegou no Loftus Road.
 

 
 

Redknapp vinha de boa passagem pelo Tottenham Hotspur, foi cogitado até para assumir a seleção da Inglaterra, mas acabou nos Hoops. Chegou a levar os spurs até as quartas de final da champions league de 2010/11 e foi o treinador que colocou o até então lateral-esquerdo Gareth Bale como meia (decisão muito acertada por sinal). O Droopy cover tem como característica armar uma equipe que se defenda de forma muito sólida e saia com contragolpes mortais. Em 2012/13, a vítima do QPR foi um outro time vendido, o Chelsea. Mas as vitórias sobre o rival não foram suficientes para manter os Hoops na Premier League.
 
 
Rebaixado, faltava juntar os cacos e jogar a segundona.
 
Championship 2013/14
 
Apesar de ser uma segunda divisão, equipes muito tradicionais como Derby County, Nottingham Forest, Leeds United, Milwall, Blackburn, Leicester City, etc. estavam na disputa.
 
O regulamento era bem simples: 24 equipes se enfrentando em turno e returno, sendo que os dois primeiros sobem direto para a premier league e do 3º ao 6º rola playoffs para definir quem sobe com a terceira vaga.
 
Leicester City e Burnley conseguiram o acesso de forma direta e os playoffs ficaram assim:
 
Derby County(3º) x Brighton (6º)
QPR (4º) x Wigan (5º)
 
QPR e Derby County se classificaram para a final em Wembley pra definir a terceira e última vaga.
 
Foi um jogo com poucas finalizações, mas com muita emoção. O QPR ficou com um a menos aos 14 do segundo tempo e esteve próximo de levar gol durante quase os 30 minutos restantes. Mas parece que o Derby esqueceu que tinha Harry Redknapp do outro lado e contra o Droopy, nunca desperdice gols, pois eles farão falta! A única chance do QPR foi consolidada com Zamora aos 45 do segundo tempo para desespero dos adversários e comemorações extremas de Redknapp e seus comandados. Com o rebaixamento do Fulham, o QPR será mais um representante do centro-oeste londrino em 2014/15.
 
Eu particularmente espero só uma coisa do QPR: que consiga continuar descendo o sarrafo em campo nos times vendidos!


2 comentários:

  1. Nao to vendo mascote nenhum nas fotos aushausaashuahu

    ResponderExcluir
  2. Hahahah! O mascote ta Ofuscado!!
    Gostei do texto! Não sabia que o time tinha tanta história assim!

    ResponderExcluir