sexta-feira, 6 de junho de 2014

Copa: Ter ou não ter?

Bom dia/tarde/noite galera do blog!

Galera, estamos há menos de 1 semana para o início da "tão sonhada" Copa do Mundo do Brasil. Nestes últimos meses, houve muitos manifestos contra o maior evento futebolístico do mundo. O que aconteceu, que há 8 anos atrás, quando o Brasil foi escolhido para sediar a Copa, todos estavam contentes e hoje estão protestando?

Por trás de tudo isso, existe a Política. Lá em 2006, após o Brasil ser escolhido a Sede da Copa do Mundo de 2014, o atual presidente da época falou em fazer 12 sedes. Há vários jornais dizendo que o Presidente da FIFA, Joseph Blatter, queria 8 sedes, como em todas as copas, mas o presidente do Brasil daquela época insistiu em fazer em 12 sedes. Número recorde!
Com todo o respeito, mas EU não vejo necessidade de se construir estádios em Manaus, Distrito Federal e Mato Grosso, pois não há times de "grande estrutura" para ocupar toda a capacidade desses estádios. Claro, as sedes desses estados são muito bonitas e históricas, mas se tratando de futebol, não são regiões tradicionais.
Com o projeto desses 4 estádios "a mais" que o governo decidiu construir, foi gasto por volta de 30 bilhões de reais. 30 BILHÕES! Meu, é muito superfaturamento. Por que alguns estádios orçados em 500 mil reais, no final, custaram 1,5 bilhão? Creio que alguém levou por trás disso.
Não da pra entender, quando o Brasil consegue trazer algo muito grande onde o mundo estará girando em torno da gente, ao invés de mudar a reputação da nossa pátria pelo mundo, e dentro do nosso próprio país, o governo tende a piorar a visão que o resto dos países tem sobre a gente e ainda superfaturam com isso.

Mas claro, vamos ver por outro lado agora, desde 2010 foram investidos 850 bilhões de reais em Educação e Saúde. 5 bilhões a mais fariam diferença? Vendo pela porcentagem que isso representaria, seria pouco. Porém (agora falando como MINHA opinião), nunca é pouco para se investir em Educação e Saúde, áreas muito precárias em nosso país. Tenho amigos e parentes professores, sei como eles são mal valorizados. Já estudei em Escolas Públicas (Ensino Fundamental) e sei a precariedade. E aliás, já passei muita raiva em hospitais públicos. Por isso que eu digo, a porcentagem que esses poucos bilhões representam, é pequena, porém, nunca é pouco para se investir em algo precário. Alguns jornais dizem que a Copa não tirou investimentos nessas áreas, mas com esse dinheiro, poderia aumentar pelo menos um pouco do investimento.

Galera, eu como um bom amante do futebol, não sou contra a Copa do Mundo, porém, sou contra tudo o que se passou por trás da Copa, toda essa política de pessoas que estão lá em cima, no poder, e só pensam nelas mesmas, ao invés de pensar em toda a população. Acho uma ótima oportunidade pro Brasil, pois terá muitas e muitas pessoas utilizando o comércio, que creio eu, aumentará o giro de capital do país (sou leigo nessas coisas). Mas, já aumentou o giro de capital de muita gente!
Lembrando que eu, você e todos, pagamos a copa com os impostos altíssimos que pagamos. Vale ressaltar, que essa Copa, é a única Copa que a FIFA foi isentado de impostos. Sim, o governo brasileiro isentou a FIFA de pagar impostos.


Falando de seleção brasileira:

Hoje, eu não vejo o povo "vivendo" pela seleção. Lembro-me de quando era menor, lá na Copa de 2002, que me sentava com a família e vibrava muito com os gols do Brasil, principalmente na final. Hoje, não vejo o pessoal assim, com toda aquela euforia. Não vejo uma seleção com muita identidade com a torcida.
Em todas as outras copas, tínhamos ídolos jogando em nosso país, que aumentava um pouco do brilho da gente assistir os jogos e torcer todos por um só. Porém, hoje há muito poucos jogadores que jogam no Brasil e foram convocados. Claro, todos os que foram convocados que jogam fora do nosso país, foram justamente! São os melhores em atividade! Mas se formos ver, há muito poucos jogadores que jogam em nosso país.
Acho essa Copa uma ótima oportunidade para a nossa seleção voltar a ter aquela identidade que tinha antes, além de levar o nome do Brasil novamente para a mídia mundial.
Vamos torcer juntos?


Ruma ao Hexa!

E que no fim, ela seja nossa novamente!






obs: Que fique claro, não quero trazer polêmicas políticas (acho que política é uma coisa que não se discute, cada um tem sua opinião). Não sou contra a Copa, mas sim, contra tudo o que rolou por trás dela, como corrupção e desvio de verba pública.



Nenhum comentário:

Postar um comentário