sábado, 15 de novembro de 2014

Jabuca Centenário! Parabéns!


Caros leitores, hoje o blog faz uma postagem em homenagem ao Jabaquara Atlético Clube, time da baixada santista de muita tradição no futebol paulista e que completou 100 anos de fundação neste fim de semana do dia 15 de novembro. Um clube sem tanto apoio financeiro chegar a 100 anos não é mole não! Você da geração moderna, conhece o Jabuca? Acompanhe a matéria com a gente!

UM POUCO DE HISTÓRIA

O clube foi fundado com o nome de Hespanha Football Club, justamente após uma reunião de imigrantes jornalistas espanhóis que se reuniram no bairro de Caneleira em Santos (bairro atual do JAC). A princípio o nome não seria Hespanha e sim Jabaquara, Nova Cintra, mas um senhor negro ex-escravo propôs o nome "Hespanhol" e assim ficou.

Até 1930, o Jabuca disputava torneios regionais e jogos contra adversários locais. Mas nessa data de 1930 a equipe encarou o primeiro grande desafio internacional. Ainda sob o nome de Hespanha, bateu a seleção de Buenos Aires por 3x2... não foi Espanha x Argentina (calmem-se!), foi Hespanha 3x2 Seleção de Buenos Aires.

Após a fundação da Federação Paulista de Futebol, em que o clube foi um dos fundadores, em 1940 a equipe já figurava nas principais competições de futebol da FPF. Esta década foi marcante, pois devido à Segunda Guerra Mundial, o clube foi obrigado a mudar o nome de Hespanha (em alusão à Espanha) para enfim, Jabaquara Atlético Clube.

O auge da equipe foi vivido entre 1940 e 1957 com jogadores tipo Gilmar, Baltasar, Getúlio, além de Filpo Nuñez também, etc. Não foi um craque, mas o atual presidente da CBF José Maria Marin defendeu as cores do Jabuca.

Devido a problemas financeiros, o clube vendeu um terreno na Ponta da Praia em Santos para sanar dívidas (não foi o suficiente). O clube acabou indo treinar em um campo no bairro de Caneleira.

Em 1963, o clube amargou um rebaixamento e a partir daí foi sofrimento até 1967 quando a equipe desistiu do profissionalismo e se dedicou à categorias amadoras. O clube só regressou às competições da FPF em 1977 na terceira divisão (Série A3).

Disputando divisões inferiores do campeonato Paulista em 2002, 2003 e 2004, o Jabaquara fez parceria com o Litoral Futebol Clube, projeto social idealizado pelo Rei Pelé.

ESTADIO

O Clube manda seus jogos no Estádio Espanha no bairro de Caneleira, Santos-SP. O estádio possui capacidade pra aproximadamente 9 mil expectadores.



RIVALIDADES

Por muito tempo, o Jabuca foi rival local do Santos Futebol Clube. Mas com a sua decadência, atualmente seu principal rival é a Portuguesa Santista com quem faz o "clássico das praias", da mesma cidade de Santos-SP.

MASCOTE

Devido às campanhas de destaque após sua fundação, a equipe ganhou o apelido de "Leão do Macuco", e o mascote acabou virando o leão. Hoje, é conhecido como Leão da Caneleira.


JOGADORES IMPORTANTES

Gylmar dos Santos (bicampeão mundial pela Seleção)

Baltasar
Getúlio
Célio
Feijó

JOGADORES ATUAIS REVELADOS

Rodrigão (ex- Palmeiras e Vitória)
Rubens Cardoso (ex- Palmeiras, Botafogo - SP, Internacional, etc.)


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Tendo em vista Jabaquara, Santos FC e a Portuguesa Santista pode-se concluir que a baixada já teve um enorme polo futebolístico de destaque. Infelizmente, as dívidas andam falando mais alto do que a tradição e a história de clubes como o JAC. Um dia, quem sabe, ele volte a brilhar!

2 comentários:

  1. Sensacional o Post e acho que esse é o espírito do Espírito Esportivo!!! Forza aos pequenos e morte aos grandes! Não conhecia a história do Jabu da Caneleira. Só que ele havia sido sócio fundador da FPF!
    Só acho que faltou falar do Jabuca hoje em dia!!!

    ResponderExcluir
  2. Só não falei dos dias atuais (como fiz na do Juventus e do Rio Claro) porque não frequento o estádio do Jabuca... pra falar da torcida, etc... se eu frequentasse, pode ter certeza que teria espaço pra torcida, etc., nesta matéria

    ResponderExcluir