domingo, 27 de abril de 2014

São Caetano: em 13 anos do Céu ao Inferno

Caros leitores, hoje vamos falar um pouco de um time que foi sensação do futebol paulista, brasileiro e sulamericano nos anos 2000. Trata-se da Associação Desportiva São Caetano.

O Clube
Foi fundado em 1989, no dia 4 de dezembro, na cidade de São Caetano do Sul, Grande São Paulo. Seus fundadores eram membros da família Torturello que antes eram ligados à Sociedade Esportiva Recreativa União Jabaquara que conseguiu filiação junto à Federação Paulista de Futebol. Uma vez afiliado, o nome mudou para Associação Desportiva São Caetano.


Azulão: Mascote do São Caetano

 
As cores do uniforme são azul e branco foram adotadas devido as cores da bandeira do município de São Caetano do Sul. Seu mascote é o pássaro azulão, assim como seu apelido pelos torcedores.

O time manda seus jogos no Estádio Anacleto Campanella, com capacidade para aproximadamente 15 mil torcedores.

Estádio Anacleto Campanella
 

2000: Surge um pequeno grande
 
No ano de 2000, o São Caetano conseguira pela primeira vez o acesso para a elite do futebol Paulista ao vencer o paulista de Jundiaí na decisão. Mas, curiosamente, a equipe do azulão também disputaria a Copa João Havelange, jogando o módulo amarelo. Neste módulo, a equipe conseguiu ser vice-colocada para se classificar para a fase seguinte, onde enfrentaria o Fluminense.
 
O primeiro jogo foi 3x3 no estádio Palestra Itália e a volta seria no Maracanã, com 70 mil torcedores. Tinha tudo pro São Caetano sentir a pressão e tremer... maaaas, o jogo era no campo, NÃO no tribunal! Portanto, o São Caetano eliminou o Fluminense (que misteriosamente voltou a disputar a série A em 2001), por 1x0, gol de Adhemar.
 
Leandro Santos, flamenguista roxo, descreve mais ou menos o lance decisivo assim:

"Um chute ( baita de um chute por sinal ) , um goleiro adiantado e qual é a consequência disso?! Primeiro não foi um mero chute e nem em um jogo qualquer, ou muito menos  em uma competição bairrista, foi simples mente em uma época aonde se existia um campeonato brasileiro onde tínhamos como o tipo de disputa o sistema de mata - mata, que por sinal vários torcedores e alguns times sentem muita falta! Foi nesse jogo onde passamos a conhecer o famoso cometa halley do Futebol que através desse tal chute passou por um “time” que não merecemos citar em um texto tão grandioso e respeitado pela história que fez em nosso futebol!  
Esse tal chute foi dado pelo jogador Adhemar que  ficou conhecido como “ Canhão do Anacleto Campanella” e o time que ele fazia parte era e é chamado de São Caetano, o mesmo   São Caetano venceu a disputa contra o ....  pelo placar de 1 a 0, no Maracanã, valendo pela Fase Oitavas de final do Campeonato Brasileiro 2000." 
 
Na sequencia do campeonato, a equipe eliminou Grêmio e Palmeiras até chegar na final contra o Vasco. E que final polêmica. Mas o time carioca levou a melhor e venceu o São Caetano por 3x1, sagrando-se campeão brasileiro de 2000. 
Em 2001, mais um vice-campeonato brasileiro. Desta vez contra o Atlético Paranaense que tinha em seu elenco Kleber Pereira e Alex Mineiro. Tal vice campeonato levou a equipe do ABC Paulista para a Libertadores da América, a maior façanha do clube! 
 Todos esperavam uma eliminação na fase de grupos da pequena equipe Paulista, mas a equipe foi comendo pelas beiradas, passando por Universidad Católica (CHI) nas oitavas, Peñarol (URU) nas quartas, América (MEX) na semifinal e foi encarar o Olímpia (PAR) na final. Detalhe que o São Caetano participou de uma final de Libertadores antes de outras grandes equipes como Corinthians e Fluminense.

A equipe conseguiu o mais difícil que foi vencer a equipe paraguaia no Paraguai por 1x0. Jogava pelo empate para ser campeão. A decisão era no Pacaembu. O Estádio estava Azul e Branco! Torcedores dos 4 grandes de São Paulo foram apoiar a equipe do ABC Paulista. Mas algo deu errado para o azulão naquele dia. A equipe saiu na frente, mas levou a virada e acabou perdendo o título nos pênaltis. Uma ducha de água fria nos torcedores que lotaram o Pacaembu naquela noite de 2002.
 
 



São Caetano: decidindo uma Libertadores antes que Corinthians e Fluminense
 
Mas a vida segue!!! Em 2003, outra boa campanha no brasileirão levou a equipe para a Libertadores de 2004. 2004 inclusive veio o primeiro grande título para a equipe do Azulão: Paulistão 2004 na decisão contra o Paulista de Jundiaí. Aquele time era comandado pelo Muricy Ramalho, atual técnico do São Paulo FC. Mas 2004 ficou marcado por uma tragédia. Em um jogo contra o São Paulo no Morumbi pelo campeonato brasileiro, o zagueiro Serginho passou mal, teve uma parada cardíaca e não resistiu. Veio a falecer. Tal fato (misteriosamente) rendeu perda de pontos para o azulão que "cedeu" lugar na Libertadores de 2005 para a equipe do Palmeiras.
 
A partir de 2005, o São Caetano passou a brigar por rebaixamento no brasileirão. Em 2005 escapou, mas em 2006 caiu na vice-lanterna. Em 2007, a equipe parecia que ressurgia. Foi vice-campeã Paulista contra o Santos. Eliminou o São Paulo em pleno Morumbi por 4x1 e chegou a vencer o primeiro jogo da decisão paulista contra o Santos por 2x0 (gols de Luiz Henrique e Somália). Mas o peixe fez 2x0 no jogo da volta e sagrou-se campeão paulista de 2007.
 
De 2008 a 2012, campanhas regulares na Série B do brasileirão. Mas em 2013 veio a queda brusca.
Sem elenco forte, a equipe fez campanha muito fraca no Paulistão 2013 e acabou rebaixada depois de 13 anos para a série A2 do Paulistão. Já não bastava esse rebaixamento, o azulão caiu para a série C em 2013.
 
Considerações finais
O São Caetano surpreendeu muitos torcedores. Fizeram campanhas ótimas para um time que não tinha até então expressão nenhuma no futebol. Jogadores como Silvio Luiz, Luiz, Anderson Lima, Mineiro, Serginho, Triguinho, Marcinho, Magrão, Claudecir, Adhemar, Douglas, etc. atuaram pela equipe do ABC. Treinadores como Muricy Ramalho, Jair Picerni (que subiu com o time e foi vice da Libertadores), Tite, Emerson Leão, etc., chegaram já a comandar a equipe do azulão.
 
Espero que um dia o São Caetano possa voltar a brilhar! Que volte a viver grandes momentos. Claro, tudo sempre dentro do campo! Que o ABC Paulista volte a ter novamente um grande time que, quem sabe um dia, volte até a brilhar na América do Sul!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário