terça-feira, 8 de abril de 2014

Real Club Celta de Vigo: O Galego que já encantou a Europa

 
 Caros leitores, nas inúmeras conversas de futebol que já participei entre amigos, sempre me perguntaram: "você acompanha o futebol espanhol?" É claro que a resposta é sim! Mas o inevitável é a pergunta que as pessoas fazem a seguir: "No futebol espanhol, você torce pro Real (Madrid) ou pro Barça (Barcelona)?" Aí minha resposta não é tão óbvia! "nenhum dos dois!" "Torço pelo Real Club Celta de Vigo!" A cara de espanto de amigos e colegas, obviamente é inevitável! Você não conhece o Celta? Já ouviu falar? O que ele já fez pelo futebol? Leia o texto a partir daqui, e conheça um pouco do time que encantou a Europa.
 
Um pouco da história
A equipe foi fundada em 28 de março de 1923 (91 anos). É da cidade de Vigo, situada na Galícia, noroeste da Espanha. A cidade faz quase fronteira com Portugal, tanto que o dialeto na região, o Galego, lembra um pouco o português. O Celta de Vigo manda seus jogos no Estádio Balaídos com capacidade aproximada de 32 mil pessoas. Seu uniforme é basicamente camisa azul celeste, calção branco e meias brancas ou azuis celestes também.



Estádio Balaídos em partida do R.C. Celta Vigo

O principal rival da equipe é o Deportivo La Coruña, também da Galícia. Abaixo, segue o hino do clube de Vigo em espanhol e traduzido em português:

Hala Celta a demonstrar (Vamos Celta a demonstrar)
Por tu historia y tradición (Por tua história e tradição)
Que tu lema és noble juego (Que teu lema é jogo nobre)
Valentía y corazón (Valentia e coração)

Cuando juegas com tesón (Quando jogas com garra)
Vibra toda la afición (A torcida toda vibra)
Hala Celta berramos (Gritamos Vamos Celta!)
Hala Celta Campeón ( Vamos Celta Campeão!)

Um time que não conquistou grandes títulos, mas encantou a Europa

Mazinho quando atuava pelo Celta
Agora chega de enrolação! Vamos direto ao que interessa! Afinal, por que esse time encantou a Europa e não ganhou títulos? Na verdade, o único grande título da equipe é da extinta copa Intertoto da UEFA. Vamos voltar no tempo! Ou melhor, vamos pegar uma faixa de tempo: 1996 a 2000. A equipe do Celta conseguiu realizar grandes jogos nesse período, tanto que na imprensa europeia ficou conhecido como "EuroCelta". Conheça alguns grandes jogadores desse time!

Nesse time, só vou citar alguns jogadores que se destacaram. Um deles é o Mazinho ex-Palmeiras, não o atual do alviverde, mas aquele que vestiu a camisa alviverde com bastante autoridade nos anos 90. Seus filhos Thiago e Rafinha atuam respectivamente em Bayern de Munique e Celta (emprestado pelo Barcelona), é mole?

Outra fera que defendeu o Celta foi o Claude Makélélé. Natural do antigo Zaire (atual República Democrática do Congo), o jogador chegou em 1998 à equipe e fez boas temporadas, tanto que posteriormente foi parar no Real Madrid e na seleção francesa de futebol.

Makélélé jogando pelo Celta


Haim Revivo vestindo o manto celeste

Além disso, o ataque do time era muito bom! Antes de chegar nos atacantes venho dar destaque para Haim Revivo, israelense, considerado o maior jogador de todos os tempos do futebol judaico. Possuía um chute muito poderoso de longa distância e nas bolas paradas também. Seu destaque no Celta fez com que fosse pretendido pelo FC Barcelona, mas o jogador israelense preferiu permanecer na Galícia




O Búlgaro Lyuboslav Penev era um ótimo centroavante. Pertenceu a uma geração muito vitoriosa do futebol da Bulgária que havia sido quarta colocada no mundial de 1994. Porém, não jogou a Copa do Mundo, pois foi cortado devido a descoberta de um câncer. Porém, deixou sua marca 3 vezes em 1999 em um jogo que o Celta destruiu o Real Madrid por 5x1. Seu parceiro de ataque era Vladimir Gudelj, que também sempre deixava sua marca em grandes jogos.

Penev em partida do Celta de Vigo em 1999
Vladimir Gudelj, pelo Celta de Vigo
Mostovoy pelo Celta



Para terminar, outro destaque do Celta foi o Russo Mostovoy. Com boas atuações pela equipe de Vigo, o meia foi convocado para defender a seleção de seu país. Permaneceu no clube galego até 2004, saindo com 259 jogos e anotando 66 gols.






O Celta sempre foi uma equipe tradicional do futebol espanhol que fazia campanhas regulares no campeonato, mas esse "EuroCelta" era um verdadeiro pesadelo, principalmente para o grande Real Madrid. Como já foi dito, o Real foi engolido por 5x1 em Vigo uma vez, sem contar as vezes que o próprio Celta aprontava no Santiago Bernabéu! Mas não foi contra os merengues a vitória mais expressiva do EuroCelta. Foi contra o Benfica em novembro de 1999. Nada mais, nada menos do que 7x0 pela copa da UEFA (atual UEFA Europa League).

Jogadores do Benfica após serem trucidados pelo Celta em 1999
Últimas campanhas de destaque

David Silva pelo Celta em 2005
A última vez que o Celta (não mais como o EuroCelta) disputou uma Champions League foi em 2003/04, chegando nas oitavas, mas acabou perdendo para a bela equipe do Arsenal de Londres. Aquela mesma equipe que ganhou o campeonato Inglês de forma invicta e que contava com Thierry Henry, Bergkamp, Viera, entre outros ótimos jogadores.

A equipe acabou rebaixada para a segunda divisão em 2004, mas em 2005 conseguiu o acesso e regressou com tudo. Na segunda rodada já meteu fumo no Real Madrid em pleno Bernabéu! 3x2. O destaque do Celta naquela temporada 2005/06 era David Silva, que hoje atua por outro celeste, o Manchester City da Inglaterra. Em 2006/07, apesar de nova vitória contra o Real Madrid no Santiago Bernabéu por 2x1, a equipe foi rebaixada para a segunda divisão novamente, retornando apenas na temporada 2011/12. Em 2012/13, os celestes conseguiram a permanência na elite apenas na última rodada e graças a uma tremenda combinação de resultados. Hoje, respira um pouco mais aliviado na elite espanhola.

Outros brasileiros que defenderam o Celta

Além do Mazinho, outros brasileiros já passaram por Vigo. Contudo, nenhum deles deixou grandes marcas. Um deles era o Fernando Baiano (ex-corinthians), atacante. Conseguia fazer seus gols pela equipe galega, mas não teve muito sucesso. Outro é o atual treinador do Ituano, Doriva. Foi campeão com o São Paulo FC, mas assim como Fernando Baiano, não conseguiu deixar muito sua marca na equipe celtarra. Por fim, Dinei (antes de ir pro Palmeiras em 2010), passou duas temporadas em Vigo, mas a torcida sequer se lembra dele.

Considerações finais

O Celta hoje é uma equipe de campanhas modestas. Como simpatizante da equipe, espero que um dia voltem a formar um EuroCelta 2. Que o Celta volte a brilhar nos gramados europeus. Por ser uma equipe com pouquíssimas conquistas, nem por isso deixa de ter torcida. O que mostra que quem torce por essa equipe é porque realmente gosta dela e não porque está ligando se está na moda ou não! Só espero realmente que um dia, o Celta volte a brilhar nos gramados espanhóis, europeus e quem sabe, mundiais! HALA CELTA!




2 comentários:

  1. Sdds Deportivo, sdds Valencia, sdds Bilbao, o Galo de Madrid voltou!

    ResponderExcluir
  2. Verdade isoton... O campeonato espanhol até 2004 era muito disputado... Deportivo, Celta, Bilbao, Valencia, Betis e o próprio Atlético de Madrid tinham belos times!

    ResponderExcluir