quinta-feira, 20 de março de 2014

Copa do Brasil: Uma oportunidade para times menores.

Caros leitores, quem tem boa memória, com certeza lembra das façanhas de Santo André em 2004 e Paulista de Jundiaí em 2005, ou do Brasiliense (roubado na final) em 2002 pela Copa do Brasil. Zebras? Planejamento? Sorte?


O Espírito Esportivo vem com o tema da participação de times menores nessa competição nacional que envolve times de todos os estados. Como será que os times de "menores portes" vem participar dessa competição? Eu, se fosse presidente de um clube, jogaria pra ser a "zebra" do campeonato. Por quê? Poxa, é uma Copa Nacional, que abrange times de todo o país, tanto grandes, como pequenos. Televisionada por redes nacionais, que além de talvez gerar lucro para minha equipe, eu estaria mostrando os jogadores de meu time para os "grandes" do país. Além de levar o nome da equipe para âmbito nacional.

Por exemplo: Imagina o que se passa na cabeça de um jogador do Vilhena, lá de Roraima, quando joga contra o Palmeiras? "Caramba, é meu jogo da vida! Já pensou se eu jogar bem e os caras me chamarem pra ir pra lá após a competição, ou no próximo ano?". Poxa, eu já fui jogador de base de alguns times "grandes", eu já passei por isso e já tive alguns jogos da vida. Outro pensamento: "Caraca! Perdemos de 1x0, vou jogar no Pacaembu! Poxa, Pacaembu!". Que jogador de time pequeno não gostaria de jogar no Pacaembu? Já pensou se o Vilhena está num dia inspiradíssimo, e o Palmeiras num azar tremendo, e o Vilhena ganha o jogo e passa de fase? "Nossa! Eliminamos o Palmeiras". Pronto, sonho realizado. Ou o Horizonte lá do Ceará, consegue segurar um empate contra o FluminenC, e joga no Maracanã? O Palco mais cultural do futebol mundial? O cara fica sem dormir alguns dias, certeza.

Mas enfim, voltando as "oportunidades". Ontem, fui assistir à Londrina x Criciúma. O jogo foi 2x0 para o Londrina. Londrina, time considerado "pequeno" em âmbito nacional, mas no Paraná, sempre muito forte. O jogo foi 2x0, mas o resultado "moral" era uns 6x2 pro Londrina. Meu, Criciúma, time de primeira divisão nacional! Zebra? Salto alto do Criciúma? Sorte?

Tem alguns times pequenos que tem que acreditar! Claro, é difícil. Cotas de Televisão são bem baixas, CBF não manda muito dinheiro, mas tudo se salva com um bom planejamento. E claro, o time tem que querer. Se jogar contra um grande e entrar com o pensamento: "Puts, to jogando contra o São Paulo, nem temos chances", nunca vão conseguir chegar no objetivo.

Claro, é difícil, mas gosto de acreditar que tudo é possível, e que mais uma vez, os "pequenos" vencerão a mídia e o dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário