quarta-feira, 2 de abril de 2014

Nottingham Forest: o Gigante que ainda adormece


 
Caros leitores, se algum de vocês perguntarem para qualquer criança/adolescente de 14 anos ou menos quais são os cinco times ingleses a vencerem uma champions league, provavelmente eles responderão: Manchester United, Liverpool, Chelsea, Manchester City e Arsenal. Essa resposta está errada! A correta seria: Manchester United, Liverpool, Chelsea, Aston Villa e Nottingham Forest. Essa matéria se trata do Nottingham Forest; um gigante inglês que está adormecido. A equipe se encontra na segunda divisão inglesa e não disputa a primeira divisão desde 1999. Afinal, por que o time é tão tradicional?

Um pouco de história

Estádio City Ground, Nottingham, Inglaterra
O clube foi fundado no ano de 1865 (um dos mais antigos do mundo) e está situado na cidade de Nottingham. Seu estádio é o City Ground com capacidade para cerca de 30 mil pessoas, seu mascote é o Robin Hood e sua alcunha principal é “Reds” (assim como a do Liverpool FC). Suas principais rivalidades são regionais, exceto com o Liverpool. Leeds United e Leicester City possuem rivalidade com o Forest, mas a mais acirrada é contra o Derby County. A rivalidade contra o Liverpool se acentuou na tragédia de Hillsborough em que 96 torcedores dos Reds de Liverpool morreram esmagados devido a superlotação do estádio em Sheffield. Entre os falecidos, estava um primo do ídolo inglês Steven Gerrard.

Por curiosidade, seu uniforme vermelho e branco serviu de inspiração para o uniforme do tradicional Arsenal FC de Londres. 



A Grandeza – Parece videogame, mas foi verdade!


Com certeza muitos já jogaram o modo carreira em jogos como o FIFA, etc., pegando um time da terceira divisão inglesa e levando ao topo da Europa (sem tapetão, claro!). Aí te falam assim: isso é legal, mas nunca aconteceu na realidade!

Brian Clough com a taça da UEFA Champions League

OOOOPA! Aconteceu sim! Justamente com o Nottingham Forest sob o comando de Brian Clough. Clough é exatamente aquele treinador do filme Maldito Futebol Clube (The Damned United). Surgiu como um jovem treinador a frente do Derby County, subindo para a primeira divisão com o time e faturando o título da liga inglesa. Após isso, Brian seguiu carreira sem seu fiel companheiro Peter Taylor (e responsável pelas contratações na época de Derby County) frente ao Leeds United. Resultado: a campanha de Clough no Leeds não foi boa, culminando com sua dispensa do clube de Leeds.
Peter Taylor (Esq.) e Clough (Dir.)
A dupla Clough e Taylor se reencontrou no Nottingham Forest em 1975. QUE REENCONTRO! Nem o mais otimista torcedor Red esperava tanta alegria! A dupla assumiu a equipe na terceira divisão. Trouxeram alguns jogadores que deram certo na época do Derby County e conseguiram acessos consecutivos (exatamente igual ao videogame). A equipe subiu tanto de produção que conseguiu faturar o título da primeira divisão inglesa e se classificar para a Champions League de 1978-79.



Desde 1977, o futebol inglês esboçava uma hegemonia em termos de títulos continentais. O Liverpool havia vencido as Champions de 1977 e 1978. As duas seguintes estavam reservadas justamente para a equipe de Clough, o Nottingham Forest!


Sem fazer a palhaçada de se vender para sheiks ou mafiosos multimilionários, Clough trabalhou com as peças que tinha no elenco e faturou a Champions League de 78-79 e de 79-80 contra Malmö (SUE) e Hamburgo, respectivamente. Muito também graças a grandes atuações do goleiro Peter Shilton. Conseguiu levar um time do interior ao topo da Europa. Só não conseguiu chegar ao topo do mundo, pois perderam uma decisão de mundial contra o Nacional-URU.

Nottingham Forest campeão da Champions League 1978-79
Nottingham Forest campeão da Champions League 1979-80

 

Depois de atingida a glória máxima, vieram alguns títulos como a copa da Liga Inglesa. Contudo, a equipe voltou a oscilar e passou a acumular rebaixamentos e acessos, parecendo um verdadeiro iô-iô, até que em 1999 a equipe caiu e não conseguiu mais voltar à primeira divisão inglesa. Chegou até a terceira divisão inglesa, mas em 2008, sem tapetão, subiu para a segundona onde está até hoje.


Nas temporadas de 2009/10 e 2010/11, a equipe beirou o acesso, mas sucumbiu nos playoffs perante ao Blackpool e o Swansea City, respectivamente. Em 2012, o clube amargava a lanterna da segunda divisão, mas conseguiu uma arrancada heroica para permanecer na segundona. Em 2013, a equipe apenas se manteve na segunda divisão e em 2014 briga por vagas nos playoffs.

O Nottingham fez história dentro de campo, sem precisar se vender para ser grande. JOGARAM FUTEBOL! Uma equipe do interior que chegou ao topo do continente e que encantou a Europa. Muito graças a dupla Peter Taylor e Brian Clough. Encerro a matéria aqui com uma das frases da torcida Red:

“We’re gonna win, gonna win everything

“ So stand up and sing, for Clough the king!”
 
Fontes de pesquisa:
imortaisdofutebol - blog
eurofussball.de
botoesdofutebol - blog
waywardeffort - blog
zerozero.pt
 

3 comentários:

  1. Muito bom o texto! Muito explicativo! Não fazia idéia dessa história tão riquíssima! De

    ResponderExcluir
  2. http://isotonesporteclube.blogspot.com.br/2013/12/voce-conhece-brian-clough.html

    Legal o texto cara, dá uma olhada no meu depois, é antigo já, e tem posts novos! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. legal a sua matéria sobre o Clough, Isoton!!!!
      Tem coisas q eu nem sabia q vc colocou lá tbm!!! ÓTIMA matéria!!!

      Excluir