A Série A2 de 2014
A competição contou com 20 clubes. Eles se enfrentavam em turno único e os quatro primeiros colocados garantiriam o acesso para a Elite em 2015, sendo que o primeiro seria o campeão. Os quatro últimos estariam rebaixados para a Série A3. Os clubes que disputaram a A2 esse ano foram: Barueri (Barueri), Batatais (Batatais), Capivariano (Capivari), Catanduvense (Catanduva), Ferroviária (Araraquara), Grêmio Osasco (Osasco), Guarani (Campinas), Guaratinguetá (Guaratinguetá), Itapirense (Itapira), Marília (Marília), Mirassol (Mirassol), Monte Azul (Monte Azul Paulista), Red Bull Brasil (sede em Campinas), Rio Branco (Americana), Santo André (Santo André), São Bento (Sorocaba), São Caetano (São Caetano), São José (São José dos Campos), União Barabarense (Santa Bárbara d'Oeste) e Velo Clube (Rio Claro).
Terminou com o Capivariano campeão, e os demais times com acesso foram: Red Bull Brasil, São Bento e Marília. Os quatro rebaixados foram São José, Grêmio Osasco, Barueri e Itapirense.
Agora vamos conhecer um pouquinho sobre cada time.
Capivariano Futebol Clube
A equipe de Capivari (cidade a aproximadamente 140km da capital São Paulo) terá pela primeira vez o privilégio de disputar a elite do futebol paulista. A equipe comandada pelo Evaristo Piza sobe como campeã da Série A2 de 2014 após vencer o Itapirense em Capivari. A equipe manda seus jogos no Estádio Carlos Colnaghi com capacidade aproximada para 15 mil espectadores.
Estádio Carlos Colnaghi, Capivari-SP |
Leão - Mascote do Capivariano |
Red Bull Brasil
Uma equipe que já vinha batendo na trave em acessos, finalmente conseguiu. Por ser um clube empresa, gera uma certa revolta em alguns torcedores românticos do futebol, mas vamos saber um pouco da equipe. Por enquanto sua sede é em Campinas (90km da capital São Paulo), mas há alguns rumores de que a equipe pode ir para Santa Bárbara d'Oeste. 2015 será também a primeira vez em que o time disputará a elite do futebol paulista. O acesso com o vice-campeonato foi consolidado após vitória contra o Grêmio Barueri.
Em 2014, a equipe foi comandada pelo treinador Maurício Barbieri. O mascote da equipe é um touro, apelidado de "toro loko".
A equipe manda seus jogos no estádio Mosés Lucarelli que pertence à equipe da Ponte Preta de Campinas.
Estádio Moisés Lucarelli em Campinas-SP |
Em geral a torcida do toro loko consiste em alguns alunos da PUC de Campinas, principalmente os integrantes da bateria universitária. Apesar dos méritos de acesso para a equipe, dificilmente conseguirão lotar um estádio em 2015. Por ser um clube empresa, sua permanência na elite pode ser mais garantida.
Esporte Club São Bento
Agora sim! Uma equipe muito tradicional do futebol paulista. A equipe é da cidade de Sorocaba (aproximadamente 100km da capital São Paulo) e em 2014 contou com um especialista em acessos. O técnico Paulo Roberto Santos (ou Paulo Roberto) vê algum time de azul e branco e sobe com ele! Foram acessos com o Rio Claro FC em 2006 e 2013 pra elite e em 2014, subiu com o Bentão. Para se ter noção do São Bento, chegou a permanecer por 29 anos consecutivos na elite do futebol Paulista, coisa que pouquíssimas equipes conseguiram. Se retirar a cidade de Campinas, acho que só o São Bento conseguiu essa façanha.
Nas suas últimas participações na elite paulista, a equipe chegou a vencer o São Paulo por 2x0 em Sorocaba e em 2007 venceu o Santos em plena Vila Belmiro pelo mesmo placar. Essa foi uma de apenas duas derrotas da equipe Santista campeã Paulista de 2007.
O mascote é o pássaro Tira-Prosa e a equipe é conhecida como Bentão, Bento Sorocabano e Azulão.
A equipe manda seus jogos no Estádio Walter Ribeiro com capacidade aproximada de 14 mil espectadores.
Estádio Walter Ribeiro-Sorocaba, SP. |
A torcida do São Bento espera na melhor das hipóteses que o time volte a brilhar na elite do Paulistão. Quem sabe com novas vitórias sobre os times da capital e do Santos? Quem sabe com mais 30 anos consecutivos na elite? Só o tempo irá responder! Aguardemos 2015.
Marília Atlético Clube (MAC)
Muitas conversas de futebol com os amigos e eles se surpreendiam quando eu falava que o Marília havia subido para a elite paulista. Comentários do tipo: "não sabia que aquele Marília que já enfrentou o Palmeiras na série B e quase subiu, que já venceu todos os times da capital, etc., estava numa divisão abaixo do futebol paulista". A última vez que a equipe disputou a elite foi em 2009 e a última vitória de destaque da equipe foi no Paulistão de 2008: 3x2 contra o São Paulo em Marília. A cidade fica a aproximadamente 440km da capital São Paulo. Em 2014, a equipe foi comandada pelo Luís dos Reis e garantiu o acesso com o quarto lugar após uma vitória sobre o Guaratinguetá.
O mascote da equipe é um tigre e seu apelido é MAC (máque a pronúncia), tanto que seus torcedores são conhecidos como "Maqueanos".
O MAC manda seus jogos no Estádio Bento de Abreu, o Abreuzão, com capacidade para quase 20 mil espectadores.
Estádio Bento de Abreu - Marília, SP. |
A torcida do MAC não via seu time na elite desde 2009. Os mais otimistas com certeza desejam que o time volte a ser destaque não só em campeonatos estaduais, mas sim, em nacionais também.
Considerações Finais
Espero que todos conheçam a partir de agora um pouco sobre cada novo participante do paulistão 2015. São duas equipes de tradição que subiram junto com dois caçulas. Red Bull e Capivariano querem ser atrevidos e não participar da elite apenas por uma vez em sua história (casos de Monte Azul e Velo Clube). São Bento e Marília querem voltar a se firmar na elite paulista e voltar a brigar em campeonatos nacionais. Só digo uma coisa: se depender dos times que subiram, o Paulistão 2015 promeeeete!
Ótimo! adorei! MAs, se fosse eu, apenas citaria o nome do Red Bull.
ResponderExcluirNão merecem NADA! Ódio eterno aos times empresas!
Forza