segunda-feira, 21 de julho de 2014

Escolha boa ou ruim? Tire a sua conclusão


Caros leitores, a notícia que assombra essa semana é a de que Dunga voltará ao comando da seleção brasileira de futebol. Há algumas semanas, o Espírito Esportivo falou que precisamos urgentemente mudar nossa filosofia em relação ao futebol. Será que essa escolha do Dunga é boa ou ruim para a seleção brasileira? Neste texto, vamos citar pontos positivos e negativos da campanha de Dunga na seleção de 2006 a 2010.

Em 2006, após a VERGONHA de sermos engolidos pela França, mesmo tendo um excelente time, Dunga foi anunciado. A Copa de 2006 ficou marcada para a seleção brasileira mais por farras, folias, jogadores gordos e fora de forma, balada, mulherada no treinamento do que por um bom futebol praticado em campo. Se o problema era disciplina, Dunga chegou já afirmando que quem não se comprometesse com a seleção, nem seria mais convocado, não importa nome ou currículo, etc.

Apesar dos pesares, na Copa de 2010, Dunga na minha opinião quis montar mais uma equipe "contra a mídia", convocando jogadores como Michel Bastos e Grafite. O time titular vinha bem, jogando com muita disposição, jogadores muito comprometidos! Muito coração nas chuteiras! Mas, por outro lado... no jogo contra a Holanda (o da eliminação), após levar o gol de empate, o time desabou em campo e sequer conseguiu reagir. Culpa do Dunga? Não sei... é arriscado falar, mas que ele podia tentar levantar o astral do grupo, ooooh se podia!

Outro defeito era quando enfrentava defesas muito bem trancadas. Apesar de não vivermos um bom momento no futebol, o Brasil tem que buscar a vitória contra equipes como Bolívia, Venezuela, Peru, etc. Mas sob o comando de Dunga, o Brasil penava para fazer um golzinho sequer. O Dunga com certeza em termos de disciplina foi muito bom, com certeza pode acrescentar com essa história de jogadores ficarem direto no instagram e jogarem por empresários. Mas como já dissemos em outro post deste blog, o problema não é apenas disciplina, portanto, não acho que Dunga seria a melhor opção. Mas, nem só de coisas ruins viveu o ex-treinador da seleção! Agora vamos aos argumentos pró!

Desacreditado, Dunga assumiu uma seleção aos cacos após um vexame em 2006 (pra mim, mais vergonhoso que os 7x1). Começou a tirar a poeira e fazer bons amistosos contra Noruega e Argentina (vencendo este por 3x0). Dunga sempre testava vários jogadores até então começar a formar um grupo. Apesar de ter perdido a Copa de 2010, o ex-capitão de 1998 e 1994 quebrou uma série de tabus.

O Brasil não vencia Uruguai em Montevidéu fazia 30 anos ou mais... Dunga foi lá e enfiou 4x0 (Uruguai que seria o melhor sulamericano da Copa 2010). Brasil não vencia a Argentina fora de casa fazia também 30 anos ou mais... Dunga foi lá e venceu por 3x1 a Argentina de Maradona. De quebra, classificou a seleção brasileira com três rodadas de antecedência, algo que nunca havia acontecido. O Brasil de Dunga era muito coração nas chuteiras.

Não só tabus, mas o treinador ganhou títulos com a seleção também. Desacreditado novamente, chegou na Copa América e na final sentou a naba nos argentinos de novo: 3x0 e título brasileiro. Veio a Copa das Confederações em 2009 e o Brasil foi muito bem na primeira fase: 4x3 sobre o Egito, 3x0 sobre os Estados unidos e 3x0 sobre a Itália que era a atual campeã do mundo. Naquele jeitão mesmo... com alma e coração! Na final, virada na raça contra os Estados Unidos após estarmos perdendo de 2x0.

Às vésperas da Copa de 2010 todos queriam Neymar e Ganso na seleção e pra mim, ele acertou em não levar. Motivo: Brasil dificilmente ganharia aquela copa e com certeza iriam botar toda a culpa em Neymar e Ganso e eles nunca mais vestiriam a camisa da seleção. Mais um ponto positivo para Dunga.

Coração não faltou à seleção na era Dunga... mas faltou reação e emocional. A alegria foi transformada em vontade de vencer, mas um gol da Holanda foi capaz de anular tudo isso e o que se viu foi um time incapacitado em campo.

Com esse post, espero que vocês que desprezam ou idolatram o Dunga, revejam os conceitos para ver se realmente é a melhor solução. Ainda continuo achando que nosso problema maior não é treinador e sim que estamos ultrapassados.

2 comentários:

  1. Olhando somente pelo lado dos numeros o trabalho do Dunga foi excelente, porém, tem que ver que o time não tinha variação tática e apesar de ter uma equipe bem montada, não sabia enfrentar situações adversas como enfrentar times retrancados por exemplo, não tinha opções válidas no banco de reservas para mudar um jogo por si só.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do texto mas continuo não gostando do Dunga
    Não acho que nós precisamos mudar o nosso futebol

    ResponderExcluir