Caros leitores, sim! Estamos corneteiros! Não engulo aqueles 7x1 da Alemanha (apesar de achar o time germânico muito melhor), mas também não engulo as teorias da conspiração sobre isso. A lição da copa 2014 se resume a uma frase: TEMOS QUE MUDAR!
É bonito você ver os comentaristas em sua maioria falando que precisamos inovar na tática, padrão de jogo, etc. Como é lindo! Parece que finalmente aprendemos que só talento não basta! MAS! Em 5 dias volta o "futebol arte" do nosso Brasileirão! Aqueles 0x0 com 65 passes errados, 78 faltas e 12 chutes a gol! Aí eu pergunto... os mesmos comentaristas que falam que PRECISAMOS MUDAR vão falar que o BRASILEIRÃO ESTÁ UMA MERDA???? QUE O JEITO DE DISPUTAR OS JOGOS DO NACIONAL PRECISA MUDAR TAMBÉM??? Depende! Se times como Flamengo e Corinthians estiverem ganhando sem padrão de jogo nenhum, a GRANDE MAIORIA da imprensa vai ficar iludindo qualquer torcedor dizendo que esses times estão jogando demais, só porque dá renda! Os mesmos que sabem criticar a seleção brasileira vão enaltecer os times de renda não só elogiando os mesmos, mas sentando a botina em seus rivais como por exemplo, enaltecendo um futebol medíocre do Corinthians e botando crise em Palmeiras e São Paulo. Sendo que NENHUM time tem padrão de jogo! É tudo bumba meu boi.
Não quero botar a culpa na imprensa esportiva brasileira, até mesmo porque não sou jornalista esportivo. Mas acredito eu que são os jornalistas que podem fazer os leigos a enxergarem. Largarem o clubismo e a renda pra criticarem de forma construtiva o nosso falido futebol. Enfim, essa é uma das mudanças que precisa ser feita.
Agora vamos ao mal que vem das raízes: CATEGORIAS DE BASE! Poucas revelações talentosas ou cujos talentos foram mascarados pela falsa tática. O medo de perder! Nossos jogadores serão criados com o medo de perder. "Você é talentoso, sabe driblar, é rápido... mas vai ficar defendendo!" Aí sim! Acabamos com a chance de qualquer brasileiro! NÃO TEMOS TALENTO! E ainda, marcar pra quê???? NÃO TEMOS TÁTICA PRA IMPOR A MARCAÇÃO! Sem contar os jogadores que acham que futebol é sair com a mulherada, botar uma chuteira colorida no domingo, fazer golzinho pro DVD, se valorizar, jogar pelo empresário, dizer que ama o clube atual, mas se vier proposta de um rival com 400 reais a mais é pra vazar, etc. A mentalidade em grande parte é fraca.
E aí? Aí entram novamente os veículos de imprensa! Qualquer jogador desses que descrevi acima que der um chapéu ou uma caneta, vão sair falando que é craque, etc., sem mesmo ver uma regularidade ou continuidade no jogador!
Vamos a mais um mal? Sim... o NÃO SABER PERDER.
Como me deixa chateado ler comentários do tipo "Copa comprada" seja pro bem, seja pro mal. Maldita arrogância de que somos sempre superiores! Legal que nós somos pentacampeões, mas do jeito que as coisas andam, logo logo nos alcançarão. Conheço europeus e até mesmo argentinos falando que se inspiram no Brasil pra ter a "alegria" em jogar. Acho que não custa nada o Brasil ter a humildade e chegar pra argentinos, alemães e holandeses e falar: "nós te inspiramos com a alegria, então nos ajude com a disciplina tática e o padrão de jogo!" que cá entre nós, de Argentina e Alemanha está muito bom e também dos holandeses. O que custa reconhecer que os outros estão na frente nesse quesito??? Ou mais, o que custa buscar entender o motivo do sucesso deles e aplicar no nosso futebol??? Pelo amor de Deus! Larguem essa arrogância!
Futebol não é resultado! A maior asneira que acontece no Brasil é achar que futebol é resultado. Time que ganha sem padrão de jogo é exaltado. Por quê??? Porque ganha, ÓBVIO! Acham que crucificar o grupo inteiro da seleção brasileira atual vai ajudar a reformular!!! Ou seja, daqui a 4 anos, virão 23 jogadores diferentes, mas que terão os mesmos resultados dos atuais, isto é, mudaram as peças, mas o problema persiste. Olha a Argentina e a Alemanha! Quase mesmas equipes da Copa de 2010 e acabaram com os elencos?? NÃÃÃÃÃÃÃÃO! Deram mais padrão de jogo, amadurecimento! Não importa se ganhou ou se perdeu, se têm potencial é pra ser investido e não esquecido, como acontece aqui no Brasil!
Enfim, sei que é meio clichê, mas a maioria dos jogadores tem que esquecer também o instagram e se lembrarem das chuteiras, da camisa suada, do carrinho e da vibração. Com isso, quem sabe voltaremos um dia a sonhar em ganhar uma copa do mundo. E aos veículos de imprensa, não iludam o torcedor. Ajude-o a criticar de forma construtiva uma equipe para que ela possa crescer junto com a torcida! Aprendam a valorizar quem está um passo a frente e mais importante: aprender a implantar a forma de adquirir a superioridade!
A começar, que tal assistindo a final de novo: Alemanha 1x0 Argentina? Que tal pegarmos a disciplina tática das duas equipes? Que tal pegarmos a raça argentina que não se entregou, mesmo pregados fisicamente? Que tal começarmos a aprender com quem está na nossa frente! É assim e rumo ao hexa em 2018!
Nenhum comentário:
Postar um comentário