História
Foi fundado em 1909 por quatro pessoas: Joaquim Arnold, Bento Estevam de Siqueira, Constantino Carrocine e João Lambach. Sobre confrontos contra as equipes da capital paulista, até 2007, eram apenas por amistosos. Em 1916 e 1917 enfrentou, respectivamente as equipes do Corinthians e Palestra Itália (atual Palmeiras). Sua participação na elite paulista aconteceu a primeira vez em 2007 e curiosamente é uma das poucas equipes do Paulistão a participar 4 vezes da Elite e não perder para um dos grandes! Foram 2 empates e 1 vitória contra o Palmeiras. A história do primeiro acesso será contada em breve neste texto.
O mascote da equipe é o Galo Azul: galo se referindo aos galos de briga, mostrando força, etc. Azul, pois é as cores do seu uniforme. Seus apelidos são: Galo, Azulão, Aguinha (diminutivo de água).
Galo Azul: Mascote |
Torcida do Rio Claro nas tubulares |
Torcida do Rio Claro nas cadeiras |
Seu único título estadual é da Série B1 do Paulistão em 2001. Mas já chegou a decisões de Copa Paulista (2005) e já disputou nacionais (Brasileirão Série C)
A primeira vez na Elite paulista
O Rio Claro FC conseguiu acessos seguidos em 2005 e 2006, chegando à elite em 2007 pela primeira vez. O momento mais emocionante com certeza foi o acesso da A3 para a A2 em 2005.
Era um jogo em Jaú contra o XV de Jaú no Estádio Zezinho Magalhães que estava totalmente lotado. 12 mil XVistas e cerca de 800 rioclaristas. O Rio Claro precisava da vitória naquele jogo e ela veio para enfartar qualquer torcedor. O Rio Claro saiu na frente e foi para o intervalo com a vantagem. Na volta, teve um jogador expulso e o XV chegou ao empate (resultado de 1x1 que classificava o XV de Jaú para a série A2). Para piorar, um jogador do Rio Claro devolveu um chinelo atirado no campo para a arquibancada e foi expulso também. Jogo aos 35 do segundo tempo, 2 a menos, nada mais pode ser feito... certo???? ERRADO! A festa estava armada em Jaú, a torcida já comemorava o acesso quando um GIGANTE de 1,60 de altura, sim! LUCIANO GIGANTE achou a única bola que o Rio Claro precisava para calar 12 mil torcedores adversários. Consolidou um acesso heroico!
Em 2006, pela série A2, o jogo final também foi fora de casa. Contra o Palmeiras B e o time precisava da vitória também. Veio de maneira menos sofrida do que em Jaú no ano anterior, mas com a mesma alegria para a torcida azul comemorar.
2007 - A Elite: Foi com susto, mas valeu!
O Rio Claro rondou sempre a zona do rebaixamento. Apesar de boas partidas contra Palmeiras e Santos FC, a equipe do azulão só conseguiu escapar da degola na última rodada ao vencer o Paulista de Jundiaí por 3x2, após estar perdendo de 2x0. A equipe conseguiu ficar em 12º e consequentemente, conseguiu também uma vaga para disputar a série C de 2007.
2008 - De volta para a A2
Mesmo conseguindo empatar com Palmeiras e Santos, a equipe fez uma campanha horrível e acabou sendo rebaixada para a Série A2. Ficou em último lugar do campeonato e foi rebaixada com uma rodada de antecedência. Será que as passagens pela elite foram apenas um sonho momentâneo? NUNCA!
2009 - Não vai na habilidade? VAI NA RAÇA!
Na A2 de 2009, se tinha alguma característica marcante da equipe do galo azul era a vontade! Jogadores que muitas vezes faltaram com a técnica, não faltaram com a raça, vibração e a vontade! Meu primeiro jogo no estádio do Rio Claro foi em 2009 contra o Taquaritinga. O CAT tocava bem a bola e saiu na frente. Mas na vontade, veio a virada e a vitória do Azulão! Como diz o hino da equipe "Não receia dissabores, sorri sempre vitorioso!". Essa equipe de 2009 mostrou bem isso.
Mas o jogo que isso ficou mais evidente foi em Monte Azul Paulista contra o Monte Azul. O AMA fazia uma excelente A2 e era a equipe a ser batida naquele campeonato. Mas na raça, mais uma vez, o azulão venceu por 2x1 e deixou o acesso bem próximo. Tal acesso se confirmou na rodada seguinte, contra o Taquaritinga em Taquaritinga. Um jogo que terminou empatado, mas graças a um gol mal anulado do Rio Claro que poderia ter vencido a partida. Enfim, o Azulão voltara para 2010.
2010 - Um verdadeiro ioiô
Mais uma vez na elite Paulista, mas com certeza a pior experiência para qualquer torcedor do Rio Claro FC. Um começo totalmente desastroso, pontos bobos perdidos em casa, mas que quase foram recuperados. O destaque foi uma vitória sobre o Palmeiras em Rio Claro por 1x0, gol de Osny. Por mais que a equipe foi rebaixada, algo tem que ser falado aqui.
Na última rodada, jogavam Corinthians x Rio Claro e Portuguesa x Ituano. Corinthians e Lusa brigando por classificação (precisava de saldo de gols + tropeço de São Paulo e Gremio Prudente) e Ituano e Rio Claro jogavam a permanência na elite. Tudo ia bem no intervalo (Corinthians 1x1 Rio Claro e Portuguesa 2x0 Ituano). O Rio Claro acabou goleado pelo Corinthians, maaaaaaaaaas... o jogo do Ituano marcava a despedida de Juninho Paulista e de Roque Junior do futebol. Seria mesmo uma vergonha eles se despedirem caindo para a A2. Mas misteriosamente, a Portuguesa voltou sem JOGAR NADA do intervalo e o Ituano "virou" a partida para 3x2. A sempre prejudicada Portuguesa, prejudicando outros times!!! Quero ver se lembrarem dessa injustiça, Lusa, quando você chora quando é contra vocês!
2011 e 2012 - Acesso distante, mas recomeça um futuro
2011 passou batido na série A2. Não conseguiu se classificar para os quadrangulares finais. Em 2012, chegou a ficar ameaçado de cair para a série A3, mas conseguiu sua permanência. O destaque em 2012, foi a disputa da Copa Paulista. Nesta competição, a equipe começou a ter a base do time de 2013. Um recomeço para o futuro.
2013 - Voltamos!
Com a base do time montada em 2012, chegou o técnico Paulo Roberto Santos (responsável pelos acessos de 2005 e 2006 do Rio Claro) para tentar mais um. A equipe se manteve bem segura no G8 e se classificou para o quadrangular semifinal com Guaratinguetá, Audax e Red Bull. Só empresas! Só modeeeernos!!! Só que, meus amigos... FUTEBOL É NO CAMPO!!!! E o Rio Claro BRINCOU nos quadrangulares.
Deu um pouco de emoção à sua torcida quando empatou em casa o primeiro jogo contra o Guaratinguetá. Mas em São Paulo, conseguiu uma virada contra o Audax na metade final do jogo. Jogou em Rio Claro contra o Red Bull Brasil e Jocinei destruiu o "touro" que virou bezerro ali. Era só ganhar mais uma e já era! Foi em Campinas contra o Red Bull. O RBB teve a chance de sair na frente, mas Cleber defendeu o pênalti cobrado por Marcinho. No fim do jogo, Wendell sacramentou o acesso do Rio Claro. RBB 0x1 Rio Claro. E a invasão azul em Campinas comemorou com duas rodadas de antecedência, calando a torcida comprada do RBB.
Equipe do Rio Claro FC que subiu para a A1 em 2013 |
Segundo jogo: Portuguesa 0x1 Rio Claro no Canindé. A sempre prejudicada Portuguesa adivinha... FOI BENEFICIADA! Apesar do gol de Jocinei, pelo regulamento, a Lusa ficou com o título. Mas o Rio Claro teve um pênalti claríssimo não marcado no segundo tempo e um impedimento muito mal assinalado em que o Wendell sairia na cara do Gledson. Isso quando já estava 1x0. A torcida aplaudiu de pé o Rio Claro, e a da Lusa teve uma atitude vergonhosa e vaiou sua própria equipe.
2014 - Voltamos! E pra ficar!
Veio a elite! A equipe conseguiu uma campanha muito segura dentro de casa: 7 jogos, 5 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Com isso, assegurou a permanência na elite e chegou a disputar uma vaga no mata mata com o Bragantino. Nessa campanha tem que ressaltar muito o coletivo da equipe. Tivemos um dos artilheiros do Paulistão (Léo Costa com 9 gols) e o segundo melhor ataque, mesmo sem classificar para o mata mata! Além de tudo, o Rio Claro protagonizou um dos jogos com mais gols do ano de 2014: São Bernardo 5x5 Rio Claro. Para variar, o clube encerrou a participação contra a Portuguesa que, mais uma vez, foi ajudada ao darem um gol inexistente para os lusitanos!
Pelo regulamento, não enfrentou o Palmeiras, pois estava no mesmo grupo. De resto, acabou sendo goleado contra o São Paulo (6x3), quase complicou para o Corinthians (3x2) e por muito pouco não venceu o Santos (3x3, Santos conseguiu empatar no fim).
De qualquer forma, a torcida ficou muito feliz com o time! Todos se esforçaram muito e torcemos para que venham coisas melhores ainda em 2015!
OBRIGADO E PARABÉNS RIO CLARO FC! MEU QUERIDO AZULÃO! 105 anos e ainda na elite do Paulistão não é para qualquer um!!!!
O branco é a disciplina e o azul a simplicidade
O Clube nos ensina a ter força de vontade!
Só queria fazer 2 ressalvas: na final da A2 de 2013 eu não diria que a lusa tenha sido beneficiada... Todos os times da A2 assinaram o regulamento e sabiam dessa vantagem de gol fora". O mesmo ocorreu nas 4ªs de final entre juventus x audax da copa fpf de 2013. 1º jogo o audax venceu por 2x1 e o segundo, o juventus venceu por 1 x0... Também acho que o mais justo seria pênaltis mas todos estavam cientes disso.
ResponderExcluiro jogo da quartas contra o audax foi 1x1 na javari
Excluire o prejudicado disse q foi o rio claro não pelo regulamento... mas sim pelo fato de não ter um pênalti assinalado no segundo jogo da final e um impedimento mto mal marcado q o wendell sairia na cara do goleiro!
ExcluirOutra coisa:
ResponderExcluirEm 2007 o RC se livrou domrebaixamento ganhando do Paulista por 3x2 depois de estar perdendo por 3x0. Tudo bem. Isso foi na raça.
Mas dizer que a portuguesa entregou o jogo pro Ituano só pra rebaixar o Rio Claro é besteira. A lisonja também estava brigando pela vaga e o Ituano virou o jogo nas mesmas circunstâncias do Aguinha em 2007. Desculpe, mas nesse caso você foi contraditório.
não foi pra prejudicar o rio claro...
Excluirmas sim pra salvar juninho paulista e roque junior de encerrarem a carreira rebaixados! ;)
isso acabou salvando o ituano e rebaixando o rio claro!