quarta-feira, 7 de maio de 2014

CONVOCADOS! Que venha o hexa!


Caros leitores, hoje é um dia especial. 23 jogadores foram convocados para defender a seleção brasileira na Copa do Mundo do Brasil 2014. Vamos analisar cada jogador aqui e quais as suas contribuições para a seleção.

Goleiros
Júlio Cesar: goleiro de confiança do treinador Luís Felipe Scolari. Não esbanja muita confiança para muitos brasileiros, mas não dá para negar que foi decisivo na Copa das Confederações em 2013. O que gera interrogação nos torcedores é que em 2010 ele era um dos melhores do mundo e acabou ajudando a Holanda a virar a partida das quartas de final.

Jefferson: atual goleiro do Botafogo-RJ, já vestiu a camisa da seleção brasileira e foi bem. Não joga em um time de muito destaque (com todo respeito ao Botafogo), mas sempre faz boas partidas e com regularidade, ou seja, falha pouco.

Victor: revelado no Paulista de Jundiaí (campeão da Copa do Brasil com o time), Victor foi destaque do Atlético-MG na Libertadores em 2013. Sempre fez defesas importantíssimas quando a equipe precisou. Já mostra que manja de momentos decisivos.

Zagueiros
David Luiz: começou a ser convocado por Mano Menezes em 2010 após a copa do mundo da África do Sul. Um zagueiro que não falha muito e sabe jogar na frente da área como volante de marcação. Seu destaque foi na copa das confederações ao salvar um gol do Pedro Playstation 3 Rodriguez em cima da linha.

Thiago Silva: capitão da Seleção Brasileira, mostra liderança dentro de campo além de aparecer muito bem na área adversária em bolas paradas (seja escanteios, seja em faltas alçadas na área).

Dante: atua em um dos clubes de destaque no mundo e é uma ótima opção para substituir qualquer um dos dois acima que são titulares da seleção. Costuma anotar seus gols também, vide Copa das Confederações e Mundial Interclubes em 2013.

Henrique: talvez o que tenha gerado mais repúdio por parte da torcida brasileira (mais de são-paulinos para ser sinceros). Enfim, Felipão trabalhou com Henrique desde 2011 e conhece bem. O zagueiro do Napoli-ITA faz bem a função de primeiro volante e joga de lateral direito também na equipe italiana. Confiança e versatilidade levaram o Henrique à seleção (embora acho que não terá oportunidade na copa do mundo).

Laterais
Daniel Alves: gera certo desconforto na torcida por nem sempre se destacar em campo. Mas fez uma boa Copa das Confederações ano passado e pode ajudar apoiando bem o ataque que é o seu ponto forte.

Maicon: para compor elenco, Maicon não fez grande Copa do Mundo em 2010. Seu ponto forte é o seu físico de muita força. Isso pode acabar pesando em um jogo amarrado.

Marcelo: gera desconforto nos torcedores brasileiros por ser temperamental. De resto, sabe articular bem jogadas no lado esquerdo do ataque, mas não é muito eficiente na marcação.

Maxwell: Convocado para alguns amistosos por Felipão, fez partidas regulares a boas. Pode ser uma boa opção no banco de reservas.

Volantes
Luiz Gustavo: chegou como desconhecido para a Copa das Confederações 2013 e arrebentou. Segura muito bem no meio campo e sabe sair jogando também. Ótima opção no meio para a equipe de Felipão e Parreira.

Paulinho: uma das maiores esperanças da seleção brasileira. Muitos o criticam pelo fato de sua marcação deixar a desejar. Mas é inegável a enorme qualidade do volante quando sobe para o ataque. Passa muito bem a bola, finaliza bem e aparece na frente quando precisa. Um grande coringa na seleção brasileira.

Fernandinho: destaque do Manchester City. Começou a se destacar no fim de 2013/início de 2014. Assim como Paulinho, sobe bem para o ataque e finaliza muito bem, principalmente de longa distância. Mais uma boa opção para Felipão.

Hernanes: Mais um segundo volante que sabe sair jogando muito bem. Muitas vezes pode atuar até mesmo como meia. Finaliza bem de fora da área com as duas pernas.

Meias
Oscar: o principal responsável por armar e articular as jogadas de ataque. Foi destaque nas seleções sub 20 do Brasil e vem jogando bem pelo Chelsea. Apesar de até agora não ter enchido os olhos do público no time de Felipão, suas qualidades são inegáveis e é o melhor da posição atualmente.

Ramires: garra. Isso que deve ter sido levado em consideração. As vezes joga de meia, as vezes de volante, mas sempre demonstra muita vontade em campo. Corre para todos os lados e aparece bem no ataque quando necessário também.

Willian: uma aposta que vem dando certo. Não começa de titular, mas nas partidas em que entrou, mostrou muita competência no meio campo. Arma bem as jogadas e finaliza com qualidade. Ganhou confiança do Felipão e mostra que pode dar certo durante as partidas.

Atacantes
Hulk: talvez rejeitados por muitos torcedores brasileiros, mas quase ninguém reconhece a importância dele no ataque do Brasil. Exerce muito bem uma função tática de marcação e, com isso, os volantes, laterais podem subir com mais tranquilidade para o ataque. Hulk não joga futebol de encher os olhos, mas sabe fazer muito bem sua função em campo e foi importante no título da Copa das Confederações.

Neymar: a grande revelação brasileira. Jogador que serve para ir pra cima de times fechados, que dribla e cava faltas perto da área. Muito rápido e habilidoso, pode desconsertar grandes retrancas, além de finalizar bem de dentro e fora da área. Ataca com liberdade pelo lado esquerdo do campo, muitas vezes jogando em diagonal.

Fred: pode não ser habilidoso, mas tem faro de gol. Sabe se posicionar muito bem dentro da área e aproveitar os rebotes e as jogadas criadas pelos atacantes e meias da seleção.

Jô: opção para a reserva, fez bons jogos na Copa das Confederações em 2013 e foi decisivo na conquista da Libertadores 2013 pelo Atlético-MG. Sabe fazer o papel de pivô ali no ataque.

Bernard: segundo Felipão, tem alegria nas pernas. O jogador é de baixa estatura, mas é muito veloz e tem habilidade também. Um driblador a mais pode fazer o time render mais ofensivamente.

Considerações
Obviamente, jogadores como Miranda, Phelipe Coutinho talvez merecessem uma convocação pelo ótimo momento que estão passando. Mas esse time convocado já mostrou que pode dar certo.

O que tem que ter em mente é que a copa das confederações é apenas uma fração da Copa do Mundo. Seleções fortíssimas como Alemanha e Argentina (que não disputaram a Copa das Confederações) virão sedentas para o Brasil. A Itália jogando feio já tem 4 títulos e não pode bobear contra os ragazzos. E a Espanha? Será que não quer uma revanche do chocolate tomado na final de 2013? E a Bélgica que quase ninguém comenta? A seleção de Marc Wilmots joga direitinho e pode muito bem desbancar qualquer um! Holanda.... não me apronte de novo pelo amor de deus! França, não mantenha sua tradição contra o Brasil! Brasil, vamos ter pés no chão!

Para finalizar, por mais que falem que os jogadores de hoje em dia do Brasil não são muito bons, a única seleção que tem bons jogadores em TODAS as posições é a Alemanha (principal candidata ao título). A Holanda tem Robben e Van Persie que são excelentes... mas e o resto do time? A Argentina tem um ataque dos sonhos, mas retaguarda dos pesadelos. Espanha já sabem como segurar. Uruguai é raçudo e tem lá sua qualidade, mas não ataca com a mesma qualidade com que marca. Itália não tem mais aqueles zagueiros capazes de armarem uma retranca intransponível. A Inglaterra gasta seu repertório com chuveirinhos na área. Portanto, essas considerações são dedicadas a você, torcedor brasileiro que só sabe ver as coisas ruins da seleção brasileira.

Agora só resta a nós torcermos!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário