sexta-feira, 27 de junho de 2014

Copa 2014 - A despedida de uma lenda




Faaaaaaala leitores do Espírito Esportivo, tranquilo com vocês? Essa copa 2014 está apresentando um alto nível de futebol! Mas por outro lado, marca a despedida de lendas do futebol. E se você observou bem a foto acima, só digo uma coisa:




RÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ! "PEGA-MODINHA" DO MALLANDROOOOOOO!!! Estavam realmente achando que o Espírito Esportivo, um dos blogs mais contra o modismo e o modernismo do futebol iria falar do jogador que descobriu o X do Playstation??? Isso porque o nome dele começa com X, Xavi, se não, nem descobriria o X!

Não! Nunca iríamos gastar mais de um parágrafo pra falar das modinhas que rondam essa copa do mundo. Estamos aqui para falar um pouco de um recordista! Um jogador que com certeza não posso falar demais, pois ele jogava até mesmo quando eu era uma mera criança de 3 anos! Se você é modinha e achou que iríamos falar do Xavi, obrigado pela visualização de página (volte sempre)! Se não, acompanhe a matéria.

Chega de enrolação! O jogador a quem me refiro é o goleiro Mondragón da seleção colombiana de futebol. O jogador simplesmente bateu o recorde de jogador mais velho a atuar em uma copa do mundo no jogo Colômbia x Japão pela Copa do Mundo 2014. Um moleque de meros 43 anos que vivenciou as participações colombianas nas copas de 94, 98 e nesta aqui. O único jogador quem sabe que possa rebater esse recorde talvez seja Paulo Baier que também é um moleque de 35 anos, mas enfim...


Faryd Camilo Mondragón Alí nasceu em 1971 e começou sua looooonga carreira pelo Deportivo Cali (aquele mesmo clube que disputou uma final de Libertadores com a S. E. Palmeiras e perdeu) e clube pelo qual atua nos dias atuais. O goleiro possui uma carreira internacional extensa. Em 1990 surgiu no Deportivo Cali. 3 anos mais tarde, saía do futebol colombiano e se dirigia ao tradicional Cerro Porteño do Paraguai. No mesmo ano, foi para a Argentina para o Argentinos Juniors e pro Independiente. Sua primeira passagem pelo Independiente foi meio apagada e o fez retornar ao futebol colombiano pelo Santa Fé. Em 1995 foi contratado novamente pelo Independiente e conseguiu se firmar na equipe até 1998, em um total de 103 jogos e 1 gol MARCADO! É mito mesmo!

Tá mas... e aí? E pro futebol europeu??? Sim! Após a boa passagem pelo Independiente da Argentina, foi jogar pelo Real Zaragoza em 1999. Atuou por apenas 13 jogos e retornou ao Independiente, atuando apenas em mais 16 partidas até o ano 2000. Em 2001, nova chance na europa, mas dessa vez no Metz da França. Contudo, sua principal atuação foi de 2001 a 2007 no clube turco Galatasaray em um total de 185 jogos. De 2007 a 2010 atuou pelo FC Köln da Alemanha. Já com 40 anos, em 2011 se transferiu para o Philadelphia Union dos Estados Unidos até que em 2012 o bom filho (já bem adulto diga-se de passagem) à casa torna. Em 2012, voltou ao Deportivo Cali da Colômbia. Ufa! Que volta ao mundo!

Está aí para vocês conhecerem um pouquinho deste mito Mondragón! Desde 1993 defendeu a seleção colombiana, atuando no total 93 partidas.

sábado, 21 de junho de 2014

God save the Team




Caros leitores, para não dizer que não falei das flores, ou melhor, para não acharem que eu pego demais no pé de determinada seleção, vamos falar hoje de uma Monocampeã (Mono no sentido de "uma vez" e não de macaco conforme nossos amiguitos de España gostam de chamar os brasileiros) que é a Inglaterra.

Já falei em algumas postagens anteriores que sou fã da Premier League (campeonato Inglês) e acho que é um dos melhores campeonatos do mundo. Aí que é onde a maioria das pessoas se ferra quando resolve apostar em determinada seleção. Realmente o nível de futebol apresentado pela elite da F.A. (Football Association) é muito bom! Mas, os ingleses dos times top da Inglaterra são os destaques de seus respectivos times? Aí que está: NÃO! Então, não venham com afirmações do tipo: "Poxa, um campeonato tão bom quanto a Barclay's Premier League, como que a Inglaterra não vai bem nas copas?"

Gosto das brincadeiras do futebol e muitos dizem que é a praga de 66 (uma copa vencida em casa com erro de arbitragem em pró dos ingleses). Mas a verdade nos diz que simplesmente a Inglaterra não tem time! Podem contar com um jogador bom, outro, mas quando juntam todos os ingleses da Premier League, não dá Liga! (sem trocadilhos, por favor). A Inglaterra costumava ser muito boa em cruzamentos, e faz isso muito bem de verdade! Mas a pergunta que eu faço para a Espanha, eu repito agora: cadê o drible? A alegria (o Gerrard parece que tá sempre em depressão!!!!)? A vibração? O carrinho (a zaga inglesa parece que joga de calça jeans encharcada... nem molhada!)? Acho que está na hora do time da terra da Rainha e de grandes bandas de Rock começar a assistir os sulamericanos  jogando! Falando em bandas de rock, eu adoro Rolling Stones, mas se eu fosse inglês, imploraria pro Mick Jagger torcer por outra seleção! Ô pé glacial!

Os ingleses falam que inventaram o futebol. Mas na verdade, o esporte começou a ser disputado (sem muitas regras, diga-se de passagem) na China. Na verdade, os ingleses apenas botaram regras no jogo. E mais verdade ainda, eles colocaram regras, mas esqueceram de jogar! Impressionante! Deixa que Brasil, Itália, Alemanha, Argentina e o próprio Uruguai, aperfeiçoamos este esporte maravilhoso.

E antes que venham falar de "roubaram em 66, mas compensaram em 86 com o gol do Maradona". Ok, respeito opiniões. Mas falar que a Inglaterra perdeu só por causa da mão? Tenha dó! O Maradona simplesmente anotou um golaço GENIAL passando por toda defesa calça jeans da Inglaterra e vem chorar gol de mão? MÉRITOS pro Maradona!

O futebol da Inglaterra só seria realmente competitivo mundialmente, se e somente se jogassem do mesmo nível que a Premier League sustentada por estrangeiros de ponta. Enquanto isso não acontece, a Inglaterra vai continuar sendo totalmente previsível e seguirá rodando antes até das quartas de final de uma Copa do Mundo.

Lembrem-se, antes de falar "cuidado com a Inglaterra", NUNCA se esqueçam de que no papel, até no papel, o time é feito com jogadores de importância secundária na liga nacional!

quinta-feira, 19 de junho de 2014

O adeus de uma moda


Caros leitores do Espírito Esportivo. ÓBVIO que não íamos deixar passar em branco a decepção, ou melhor, a mentira que veio à tona com a seleção espanhola. Verdade seja dita que eles ganharam um copa do mundo e duas eurocopas, mas será que realmente REVOLUCIONARAM o futebol do jeito que falam? Uaaaaau! Eles descobriram como se passa a bola! Que lindo!!!!! Sabem passar a bola, mas não sabem passar da fase de grupos numa copa do mundo!

Em 2010, ganharam contra uma Holanda que eliminou o Brasil. Mas aí claro! Começavam a ganhar jogos e começavam a ganhar as proteções dos jornais internacionais, sem falar da arrogância dos próprios jornais locais da Espanha! Mas o que mais me irritou, é que alguns comentaristas do Brasil só desciam a lenha na seleção brasileira que estava em RENOVAÇÃO e só elogiavam a seleção espanhola de toque de bola sonolento: "Revolução no futebol!" "Time de outro planeta!". Na verdade não é de outro planeta, porque a Espanha fica na Terra e é pra Espanha que os jogadores estão voltando em breve! A Espanha enfrentava Burkina Fasso e o Brasil o Gabão. Espanha ganhava de 4x0 e o Brasil de 3x0... mas só a Espanha jogou bonito. Brasil na copa das confederações pegou um grupo difícil, mas tinha que ter medo da Espanha, afinal, ganharam do Tahiti!

Com base nesses comentários de alguns jornalistas, as crianças do Brasil começaram a deixar de torcer pela seleção brasileira para torcer pra ESPANHA no lugar! E por que???? Porque simpatiza??? NÃO!!! ERA SÓ PORQUE O TIME ESTAVA GANHANDO!!! Com isso, formaram-se os MODINHAS! Aqueles mesmo que acham que entendem de futebol só porque escalam o Barcelona ou o Real Madrid no FIFA!

Agora vamos falar especificamente da decadência dos modinhas.
Veio a copa das confederações 2013. Todos com discurso preparado que a Espanha com sua "revolução futebolística" ia esmagar até o Brasil. Mas a seleção canarinho mostrou que futebol se joga com emoção, alegria, raça, vibração, etc. e enfiou a naba de 3x0 na Espanha! E os modinhas? Modinha é brasileiro também! NÃO DESISTE NUNCA! Coube a eles falarem do argumento maaaaaais fundamental: "foi comprado, no mundial a gente se vê!" Sem contar as entrevistas dos espanhóis: "O Brasil nos vaia porque tem medo da gente!" HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA medo de que??? De dormir demais assistindo o futebol chato de vocês né? Só pode!

Tudo bem! Nada melhor do que o tempo passar e chegar a Copa do Mundo (TÁ TENDO COPA MESMO VIU???). Discurso dos modinhas pré-copa: "A Espanha está mais madura após ano passado e virá com tudo e com fome para ganhar essa copa". Com certeza. Veio com fome de qualquer coisa, menos de laranja, já que a Holanda aplicou uma SONORA goleada na Espanha: 5x1? E POR QUE? Porque jogou com vontade, alegria, vibração, etc.! "Ahhhh, no segundo jogo a gente se fala!" E novamente o tempo passou! E a verdade, ou melhor,  A MENTIRA veio à tona! O futebol "revolucionário", chato e sonolento SUCUMBIU diante do futebol alegre e vibrante da América do Sul! E aí? Os modinhas falaram que foi comprado?

Não! E eis a parte que eu mais dou risada! Quando o modinha se ferra (pra não dizer outra palavra feia) aí ele encarna o intelectual! "Chupa Espanha (ironia)! Somos sétimos em educação!". Realmente, dá pra notar que são muito bem educados! Afinal, perdem um jogo e já saem xingando os brasileiros de "Putos Monos", que traduzindo significa "MACACOS FILHOS DA P*TA!" Muito educado da parte deles mesmo! Nessas horas eles esquecem que vários "putos monos de brasil" como Rivaldo, Ronado, Ronaldinho, Romário, Roberto Carlos, Marcelo, Daniel Alves, Beletti, Edmílson, etc. ajudaram os times espanhóis a conquistarem GRANDES TÍTULOS. E o melhor! Sendo PROTAGONISTAS! Sempre se destacando bem mais que os espanhóis!

"Ah, mas somos melhores em IDH e temos hospitais decentes!". Meus parabéns! Precisam mesmo ter hospitais decentes, afinal, onde que vão atender seus habitantes após tomarem 40 chifradas de um touro? IDH alto? Claro! Nem devem passar fome! Afinal gostam de "culturalmente" fazer uma guerra de tomates desperdiçando um monte de comida!

Sim, modinhas! Não deu para vocês! A mentira veio à tona nessa copa e a Espanha não pode nem jogar videogame porque não passa de fase!

A Espanha vai voltar pra casa de TAM, porque de GOL ela já está cheia

Enfim, adiós Moda! Adiós España!

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Copa: Ter ou não ter?

Bom dia/tarde/noite galera do blog!

Galera, estamos há menos de 1 semana para o início da "tão sonhada" Copa do Mundo do Brasil. Nestes últimos meses, houve muitos manifestos contra o maior evento futebolístico do mundo. O que aconteceu, que há 8 anos atrás, quando o Brasil foi escolhido para sediar a Copa, todos estavam contentes e hoje estão protestando?

Por trás de tudo isso, existe a Política. Lá em 2006, após o Brasil ser escolhido a Sede da Copa do Mundo de 2014, o atual presidente da época falou em fazer 12 sedes. Há vários jornais dizendo que o Presidente da FIFA, Joseph Blatter, queria 8 sedes, como em todas as copas, mas o presidente do Brasil daquela época insistiu em fazer em 12 sedes. Número recorde!
Com todo o respeito, mas EU não vejo necessidade de se construir estádios em Manaus, Distrito Federal e Mato Grosso, pois não há times de "grande estrutura" para ocupar toda a capacidade desses estádios. Claro, as sedes desses estados são muito bonitas e históricas, mas se tratando de futebol, não são regiões tradicionais.
Com o projeto desses 4 estádios "a mais" que o governo decidiu construir, foi gasto por volta de 30 bilhões de reais. 30 BILHÕES! Meu, é muito superfaturamento. Por que alguns estádios orçados em 500 mil reais, no final, custaram 1,5 bilhão? Creio que alguém levou por trás disso.
Não da pra entender, quando o Brasil consegue trazer algo muito grande onde o mundo estará girando em torno da gente, ao invés de mudar a reputação da nossa pátria pelo mundo, e dentro do nosso próprio país, o governo tende a piorar a visão que o resto dos países tem sobre a gente e ainda superfaturam com isso.

Mas claro, vamos ver por outro lado agora, desde 2010 foram investidos 850 bilhões de reais em Educação e Saúde. 5 bilhões a mais fariam diferença? Vendo pela porcentagem que isso representaria, seria pouco. Porém (agora falando como MINHA opinião), nunca é pouco para se investir em Educação e Saúde, áreas muito precárias em nosso país. Tenho amigos e parentes professores, sei como eles são mal valorizados. Já estudei em Escolas Públicas (Ensino Fundamental) e sei a precariedade. E aliás, já passei muita raiva em hospitais públicos. Por isso que eu digo, a porcentagem que esses poucos bilhões representam, é pequena, porém, nunca é pouco para se investir em algo precário. Alguns jornais dizem que a Copa não tirou investimentos nessas áreas, mas com esse dinheiro, poderia aumentar pelo menos um pouco do investimento.

Galera, eu como um bom amante do futebol, não sou contra a Copa do Mundo, porém, sou contra tudo o que se passou por trás da Copa, toda essa política de pessoas que estão lá em cima, no poder, e só pensam nelas mesmas, ao invés de pensar em toda a população. Acho uma ótima oportunidade pro Brasil, pois terá muitas e muitas pessoas utilizando o comércio, que creio eu, aumentará o giro de capital do país (sou leigo nessas coisas). Mas, já aumentou o giro de capital de muita gente!
Lembrando que eu, você e todos, pagamos a copa com os impostos altíssimos que pagamos. Vale ressaltar, que essa Copa, é a única Copa que a FIFA foi isentado de impostos. Sim, o governo brasileiro isentou a FIFA de pagar impostos.


Falando de seleção brasileira:

Hoje, eu não vejo o povo "vivendo" pela seleção. Lembro-me de quando era menor, lá na Copa de 2002, que me sentava com a família e vibrava muito com os gols do Brasil, principalmente na final. Hoje, não vejo o pessoal assim, com toda aquela euforia. Não vejo uma seleção com muita identidade com a torcida.
Em todas as outras copas, tínhamos ídolos jogando em nosso país, que aumentava um pouco do brilho da gente assistir os jogos e torcer todos por um só. Porém, hoje há muito poucos jogadores que jogam no Brasil e foram convocados. Claro, todos os que foram convocados que jogam fora do nosso país, foram justamente! São os melhores em atividade! Mas se formos ver, há muito poucos jogadores que jogam em nosso país.
Acho essa Copa uma ótima oportunidade para a nossa seleção voltar a ter aquela identidade que tinha antes, além de levar o nome do Brasil novamente para a mídia mundial.
Vamos torcer juntos?


Ruma ao Hexa!

E que no fim, ela seja nossa novamente!






obs: Que fique claro, não quero trazer polêmicas políticas (acho que política é uma coisa que não se discute, cada um tem sua opinião). Não sou contra a Copa, mas sim, contra tudo o que rolou por trás dela, como corrupção e desvio de verba pública.