sábado, 21 de junho de 2014

God save the Team




Caros leitores, para não dizer que não falei das flores, ou melhor, para não acharem que eu pego demais no pé de determinada seleção, vamos falar hoje de uma Monocampeã (Mono no sentido de "uma vez" e não de macaco conforme nossos amiguitos de España gostam de chamar os brasileiros) que é a Inglaterra.

Já falei em algumas postagens anteriores que sou fã da Premier League (campeonato Inglês) e acho que é um dos melhores campeonatos do mundo. Aí que é onde a maioria das pessoas se ferra quando resolve apostar em determinada seleção. Realmente o nível de futebol apresentado pela elite da F.A. (Football Association) é muito bom! Mas, os ingleses dos times top da Inglaterra são os destaques de seus respectivos times? Aí que está: NÃO! Então, não venham com afirmações do tipo: "Poxa, um campeonato tão bom quanto a Barclay's Premier League, como que a Inglaterra não vai bem nas copas?"

Gosto das brincadeiras do futebol e muitos dizem que é a praga de 66 (uma copa vencida em casa com erro de arbitragem em pró dos ingleses). Mas a verdade nos diz que simplesmente a Inglaterra não tem time! Podem contar com um jogador bom, outro, mas quando juntam todos os ingleses da Premier League, não dá Liga! (sem trocadilhos, por favor). A Inglaterra costumava ser muito boa em cruzamentos, e faz isso muito bem de verdade! Mas a pergunta que eu faço para a Espanha, eu repito agora: cadê o drible? A alegria (o Gerrard parece que tá sempre em depressão!!!!)? A vibração? O carrinho (a zaga inglesa parece que joga de calça jeans encharcada... nem molhada!)? Acho que está na hora do time da terra da Rainha e de grandes bandas de Rock começar a assistir os sulamericanos  jogando! Falando em bandas de rock, eu adoro Rolling Stones, mas se eu fosse inglês, imploraria pro Mick Jagger torcer por outra seleção! Ô pé glacial!

Os ingleses falam que inventaram o futebol. Mas na verdade, o esporte começou a ser disputado (sem muitas regras, diga-se de passagem) na China. Na verdade, os ingleses apenas botaram regras no jogo. E mais verdade ainda, eles colocaram regras, mas esqueceram de jogar! Impressionante! Deixa que Brasil, Itália, Alemanha, Argentina e o próprio Uruguai, aperfeiçoamos este esporte maravilhoso.

E antes que venham falar de "roubaram em 66, mas compensaram em 86 com o gol do Maradona". Ok, respeito opiniões. Mas falar que a Inglaterra perdeu só por causa da mão? Tenha dó! O Maradona simplesmente anotou um golaço GENIAL passando por toda defesa calça jeans da Inglaterra e vem chorar gol de mão? MÉRITOS pro Maradona!

O futebol da Inglaterra só seria realmente competitivo mundialmente, se e somente se jogassem do mesmo nível que a Premier League sustentada por estrangeiros de ponta. Enquanto isso não acontece, a Inglaterra vai continuar sendo totalmente previsível e seguirá rodando antes até das quartas de final de uma Copa do Mundo.

Lembrem-se, antes de falar "cuidado com a Inglaterra", NUNCA se esqueçam de que no papel, até no papel, o time é feito com jogadores de importância secundária na liga nacional!

Um comentário:

  1. Perfeito. Entendo e concordo com o que vc falou sobre os protagonistas e coadjuvantes da FA Cup (e o mesmo serve para o campeonato espanhol)
    O futebol da Inglaterra não é raçudo. Realmente. São cordiais, como manda a etiqueta e todo o passado (vide o lateral Burns). Mas eles deram muita raça contra o UruPai e jogaram muito bem contra Ipailia.

    ResponderExcluir