sábado, 15 de novembro de 2014

Jabuca Centenário! Parabéns!


Caros leitores, hoje o blog faz uma postagem em homenagem ao Jabaquara Atlético Clube, time da baixada santista de muita tradição no futebol paulista e que completou 100 anos de fundação neste fim de semana do dia 15 de novembro. Um clube sem tanto apoio financeiro chegar a 100 anos não é mole não! Você da geração moderna, conhece o Jabuca? Acompanhe a matéria com a gente!

UM POUCO DE HISTÓRIA

O clube foi fundado com o nome de Hespanha Football Club, justamente após uma reunião de imigrantes jornalistas espanhóis que se reuniram no bairro de Caneleira em Santos (bairro atual do JAC). A princípio o nome não seria Hespanha e sim Jabaquara, Nova Cintra, mas um senhor negro ex-escravo propôs o nome "Hespanhol" e assim ficou.

Até 1930, o Jabuca disputava torneios regionais e jogos contra adversários locais. Mas nessa data de 1930 a equipe encarou o primeiro grande desafio internacional. Ainda sob o nome de Hespanha, bateu a seleção de Buenos Aires por 3x2... não foi Espanha x Argentina (calmem-se!), foi Hespanha 3x2 Seleção de Buenos Aires.

Após a fundação da Federação Paulista de Futebol, em que o clube foi um dos fundadores, em 1940 a equipe já figurava nas principais competições de futebol da FPF. Esta década foi marcante, pois devido à Segunda Guerra Mundial, o clube foi obrigado a mudar o nome de Hespanha (em alusão à Espanha) para enfim, Jabaquara Atlético Clube.

O auge da equipe foi vivido entre 1940 e 1957 com jogadores tipo Gilmar, Baltasar, Getúlio, além de Filpo Nuñez também, etc. Não foi um craque, mas o atual presidente da CBF José Maria Marin defendeu as cores do Jabuca.

Devido a problemas financeiros, o clube vendeu um terreno na Ponta da Praia em Santos para sanar dívidas (não foi o suficiente). O clube acabou indo treinar em um campo no bairro de Caneleira.

Em 1963, o clube amargou um rebaixamento e a partir daí foi sofrimento até 1967 quando a equipe desistiu do profissionalismo e se dedicou à categorias amadoras. O clube só regressou às competições da FPF em 1977 na terceira divisão (Série A3).

Disputando divisões inferiores do campeonato Paulista em 2002, 2003 e 2004, o Jabaquara fez parceria com o Litoral Futebol Clube, projeto social idealizado pelo Rei Pelé.

ESTADIO

O Clube manda seus jogos no Estádio Espanha no bairro de Caneleira, Santos-SP. O estádio possui capacidade pra aproximadamente 9 mil expectadores.



RIVALIDADES

Por muito tempo, o Jabuca foi rival local do Santos Futebol Clube. Mas com a sua decadência, atualmente seu principal rival é a Portuguesa Santista com quem faz o "clássico das praias", da mesma cidade de Santos-SP.

MASCOTE

Devido às campanhas de destaque após sua fundação, a equipe ganhou o apelido de "Leão do Macuco", e o mascote acabou virando o leão. Hoje, é conhecido como Leão da Caneleira.


JOGADORES IMPORTANTES

Gylmar dos Santos (bicampeão mundial pela Seleção)

Baltasar
Getúlio
Célio
Feijó

JOGADORES ATUAIS REVELADOS

Rodrigão (ex- Palmeiras e Vitória)
Rubens Cardoso (ex- Palmeiras, Botafogo - SP, Internacional, etc.)


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Tendo em vista Jabaquara, Santos FC e a Portuguesa Santista pode-se concluir que a baixada já teve um enorme polo futebolístico de destaque. Infelizmente, as dívidas andam falando mais alto do que a tradição e a história de clubes como o JAC. Um dia, quem sabe, ele volte a brilhar!

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

O Paulistão 2015 começa agora!


Caros leitores, fazia tempo que não saía uma matéria aqui né? Enfim, hoje pela manhã houve o sorteio dos grupos do Paulistão 2015. As regras serão exatamente iguais às do Paulistão 2014: 20 times divididos em 4 grupos de 5 equipes, sendo que cada equipe não enfrenta os times do seu grupo e sim dos demais três grupos. os dois melhores classificados por grupo avançam para as quartas de final e se enfrentam. As quatro piores campanhas (não necessariamente os 4 últimos de cada grupo) terão uma vaguinha na série A2 de 2016.

A matéria de hoje analisa cada grupo com base em campanhas anteriores das equipes, além de sua história e sua tradição. Vamos ver como ficaram os grupos e acompanhe os comentários deles!

GRUPO 1:
São Paulo
Ituano
São Bernardo
Mogi Mirim
Red Bull Brasil

Um grupo com equipes de qualidade se formos levar em consideração o ano passado. O São Paulo é muito forte, ainda mais comandado por Muricy. Resta saber se Rogério Ceni se aposenta no fim do ano, aí o time perde uma boa liderança e pode cambalear no começo da competição.

Ituano é nada mais, nada menos do que o atual campeão paulista! Contudo, dificilmen
te uma equipe do interior consegue manter o mesmo rendimento que no ano anterior. O time de Itu não será mais tratado como zebra pelos seus adversários e será mais respeitado e exigido nas partidas. Não podem vacilar!

 O São Bernardo faz campanhas regulares na série A1 e conta com uma torcida presente nos jogos em casa. Isso pode pesar a favor do tigre da terra do PT. Além disso, nesse ano protagonizou uma das melhores partidas do ano, um 5x5 com a equipe do Rio Claro.

 Mogi Mirim pra mim é a equipe mais fraca do grupo. Depois de boa campanha em 2013, ano passado flertou com a queda, mas conseguiu a permanência. Vamos ver se o Pentacampeão Rivaldo consegue acertar o Sapão pra 2015.

O Red Bull Brasil estréia na Série A1. Uma equipe que pode até ser estruturada (afinal, é moderna e tem grana de empresa), mas acho que não conta com uma torcida apaixonada de verdade. Isso pode pesar contra os touros. Mas as vezes, futebol não é só torcida!

GRUPO VASCO... OPS... GRUPO 2
Corinthians
Ponte Preta
Audax
Rio Claro
São Bento

Na minha opinião, quem caiu nesse grupo deu graças a Deus de não enfrentar essas equipes. O Corinthians apesar de enfrentar uma certa instabilidade e atraso de planejamento para 2015 é uma equipe forte. Apesar de não ter passado de fase nesse ano, é bom não subestimarem a equipe de Parque São Jorge... mas espero que dois do interior passem desse grupo.

Ponte Preta tem uma tradição muito grande e está muito próxima do acesso pra elite do futebol brasileiro (viu fluminense???? é assim que se sobe pra série A! NO CAMPO!). A macaca pode vir muito motivada e é sempre uma equipe fortíssima jogando no majestoso. Não me surpreenderia ver a Ponte se classificando como primeira colocada.

Audax é mais um clube empresa que não levará torcida aos estádios. Provavelmente fará um derby empresarial com RBB, mas vamos ao futebol. O Audax apresentou uma forma de jogar estilo "tic-tac" e conseguiu ser bem menos chato do que a Espanha. Mas esse estilo está um pouco manjado e pode comprometer a equipe. De qualquer forma, estrutura não falta e o Audax pode se manter na série A com tranquilidade.

Rio Claro. O azulão rio-clarense por muito pouco mesmo ano passado não conseguiu uma vaga nas quartas de final. Contou com o craque do interior e artilheiro (Léo Costa). A equipe já vem sendo montada pelo treinador Buião que comandava o sub 20 e começa os treinos nessa semana mesmo. Em termos de classificação, o grupo está complicado para o Galo Azul...  mas pra se manter na elite, acho que é um bom grupo, tendo em vista que teoricamente seus adversários tirarão pontos dos demais times dos demais grupos.

São Bento volta à elite depois de 8 anos. O treinador Paulo Roberto Santos (e também ídolo do Rio Claro) é conhecido como o rei dos acessos. Mas encarar a elite não é nada mal né? Se ele mantiver a competência que tem em divisões inferiores, somada à grande tradição do Bento Sorocabano, pode-se esperar boa campanha da equipe.

GRUPO 3
Palmeiras
Botafogo
Portuguesa
Linense
Marília

O grupo parece ser o mais fraco da competição. A meu ver a única equipe que pode complicar desse grupo é o Palmeiras. O verdão, apesar de sua instabilidade parece que conseguiu apaziguar os ânimos dentro do clube e está fazendo um bom planejamento com antecipação das eleições. Além disso, o técnico Dorival Junior vem promovendo bons jogadores da base como Nathan, João Pedro, Renato, Victor Luis e poderá ano que vem promover o garoto Gabriel Jesus que é muito bom. Contará com um estádio muito bonito, o Allianz Park e acho que tem tudo pra conseguir a vaga na liderança com tranquilidade.

Botafogo fez boa campanha nesse ano, mas provavelmente não terá a mesma força em 2015. O pantera tem que focar na tentativa de conseguir uma vaga na segunda colocação. Se quiser almejar algo melhor do que isso, basta repetir a sua campanha como mandante de 2014 que foi uma das melhores de todo o campeonato.

A Portuguesa (abro parênteses aqui pra aplaudir de pé o Fluminense, STJD, CBF, etc... que arrebentaram com a Lusa) que graças ao que está entre parênteses somado com um bando de sem vergonha ali dentro da Lusa vai brigar contra a degola. Falta tudo pra Portuguesa! E pelo amor de Deus... terceiro rebaixamento no PAULISTÃO em 10 anos, seria uma vergonha mesmo... mas PARABENS FLUMINENSE!

Linense. O elefante da noroeste dificilmente figura entre os melhores do paulistão. As vezes consegue arrancar pontos de times grandes quando joga no Gilbertão, mas a realidade pra equipe de Lins acho eu que será a briga contra a degola. Talvez tentar uma vaga em um campeonato nacional seja possível, já que como falei, o único time forte mesmo do grupo é o Palmeiras e os demais podem perder pontos. Resta à equipe não vacilar.

Marília tem tradição. Mas é um recém promovido. O que resta saber é se o MAC consegue manter o mesmo rendimento de suas boas campanhas (que quase puseram a equipe na SÉRIE A DO BRASILEIRO), ainda mais como mandante no Bento de Abreu. Com uma boa preparação antecipada, a equipe pode complicar pros grandes, mas mantenho pro MAC a mesma linha de raciocínio que pro Linense.

GRUPO 4
Santos
Penapolense
Bragantino
XV de Piracicaba
Capivariano

Um grupo forte também (assim como o 2). Pra se ter noção, conta com dois semifinalistas do Paulistão 2014: Santos e Penapolense. O peixe sempre aparece no Paulistão como um candidato ao título. Motivo: desde 2009 chega nas finais. Ano passado perdeu para o Ituano, mas o peixe nunca abre mão de botar uma molecada boa de bola em campo. Candidato à primeira vaga do grupo.

Penapolense participa pela terceira vez da elite paulista. Em 2013 fez boa campanha e em 2014 melhor ainda, chegando na semifinal e perdendo no último minuto contra o Santos. A equipe de Penápolis tentará repetir e melhorar a façanha de 2014, se mostrando uma equipe bem forte no Tenente Carriço e também fora de casa (adora aprontar contra um time grande também: já aprontou contra os 4 grandes de São Paulo).

Bragantino se contar com sua tradição vai mostrar que a linguiça de Bragança Paulista será bem indigesta para os seus adversários. Equipe que tem bastante experiência, disputa campeonato nacional (Série B). Toda edição adora tirar uma casquinha de algum clube grande. Em 2014, as vítimas foram Corinthians e São Paulo. A boa campanha levou o time para as quartas de final, mas acabou perdendo para o Palmeiras. Briga com o Penapolense pela segunda vaga do grupo.

XV de Piracicaba tem uma torcida muito fanática, presente e que apoia o time nas situações ruins. Foi assim em 2012, foi assim em 2013 e não sei se dá para esperar algo diferente em 2014. O XV vem conseguindo se manter na elite na bacia das almas e não é toda hora que isso dá certo. Coloco o Nhô Quim como candidato à briga contra a degola, mas pode-se esperar de tudo nesse esporte chamado futebol.

Capivariano estréia na elite! Campeão da Série A2 de 2014, a equipe pode jogar o seu máximo para fazer história para o time e para a cidade de Capivari. Contudo, o último campeão estreante na elite não traz boas lembranças. Foi o Monte Azul em 2010 que fez uma campanha pífea, mesmo sendo brilhante ano antes pela A2. Contudo, a torcida de Capivari promete fazer festa nos jogos do Leão. Ficar mais um ano na elite será histórico para a equipe!

CONSIDERAÇÕES FINAIS
O Paulistão 2015 será equilibrado tendo em vista a força das equipes do interior de São Paulo. Como escritor deste blog, espero que uma ou mais equipes do interior possam fazer ótimas campanhas como foi em 2014 e, quem sabe, uma delas se sagrar campeã mais uma vez! Que comece o arraiá do Paulistão 2015!