domingo, 5 de outubro de 2014

O Dilema da Torcida do Palmeiras


Caros leitores. A figura acima é de um jogo bem antigo que muitos devem ter jogado. Se tratava de ir retirando as varetas até as bolas de gude caírem. Quem "derrubasse" perderia na rodada. Contudo, esse jogo sempre gerava uma pergunta antes de cada rodada: "Cai? Ou não cai?". Associando essa pergunta a um time brasileiro, com certeza, nos remete à Sociedade Esportiva Palmeiras. Toda rodada, parece que uma vareta é retirada das bolinhas de gude! E a pergunta sempre segue: cai, ou não cai?

Apesar deste blog sempre dar moral pros chamados "times pequenos", o Palmeiras será alvo desta matéria pelo simples fato de nos últimos 4 anos vir fazendo campanhas de times medianos a pequenos nos campeonatos importantes. Mas vamos tentar abrir a mente dos leitores sobre o "cai, não cai" alviverde. Se você é palmeirense e otimista, haverá alguns motivos para você acreditar ainda mais. Se você é rival, está secando, ou palmeirense corneteiro, eis alguns motivos pra acreditar na queda do alviverde. A começar, claro, pelos motivos que podem salvar o Palmeiras.

SALVAMENTO

Torcida: Apesar de muitas vezes, a torcida do Palmeiras ser reclamona e corneteira, além de violenta como qualquer outra de time grande, esta demonstra estar do lado do time. Mesmo em horários ruins de jogos como meio da semana as 19:30 vem marcando certa presença e apoio do começo ao fim. Desta forma, jogadores podem se motivar ainda mais pra dar o máximo dentro de campo.

Sem problemas de vestiário: o próprio treinador atual do Palmeiras, Dorival Júnior, confirmou em programas esportivos que, por incrível que pareça, o clube não vem tendo desavenças nos vestiários e que o grupo parece bem focado pra tentar sair dessa lama.

Fator mandante: Apesar da campanha ruim, o Palmeiras se mostra um ótimo mandante neste segundo turno. E caso mantenha esse aproveitamento dos jogos em casa, chega a 44 pontos que praticamente salva o time da queda, visto que a Lusa (tribunal a parte) caiu ano passado com 43 pontos.

Campanha melhor que outros rebaixamentos: O nível desse campeonato brasileiro de 2014 é pífio. Mais times brigando para não cair (e com aproveitamento de times rebaixados em edições anteriores. Isso do 20º ao 10º). Porém, no último rebaixamento do Palmeiras em 2012, a equipe possuía na mesma 26ª rodada 20 pontos. Atualmente, a equipe possui 28 pontos, 8 a mais que no rebaixamento. Se somarmos a pontuação final de 2012 (36 pontos) com 8 pontos, teremos um total de 44 pontos o que provavelmente salvaria da queda.

REBAIXAMENTO

Apagões durante o jogo: Futebol não é apenas matemática. O Palmeiras demonstra determinada fragilidade psicológica muitas vezes que sofre gols. Provas disso são resultados anormais contra Goiás e Figueirense (este tomando 3 gols em 5 minutos). A equipe até demonstrou espírito de reação contra Chapecoense e Flamengo, mas apesar disso, o time demonstra sim uma fragilidade quando sofre gols.

Briga acirrada pela permanência: Apesar da campanha melhor que 2012, a briga acirrada na parte de baixo da tabela pode prejudicar demais o Palmeiras. Uma rodada ele pode estar fora da zona e em outra, pode voltar para a lanterna da competição. Não tem espaço para vacilos e apagões como vinha acontecendo.

Maus desempenhos em clássicos: o Palmeiras dos 4 grandes de São Paulo é o pior paulista com desempenho em clássicos. Obtendo apenas uma vitória contra o São Paulo no campeonato Paulista. E ainda o Palmeiras enfrentará Santos, Corinthians e São Paulo pelo brasileirão 2014.

Não tem casa fixa: apesar da boa campanha como mandante, o Palmeiras não tem casa fixa. As vezes, mesmo times com elencos piores ou equivalentes, tendo uma casa fixa em que a torcida sempre compareça e o time esteja acostumado a jogar, acabam pontuando bem em casa. O Palmeiras manda os jogos no Pacaembu, mas não é a sua casa.


CONSIDERAÇÕES FINAIS
Você é palmeirense? Rival que está secando o time? Espero que a matéria tenha te animado pra suas pretensões. Caso o pior venha a acontecer com o Palmeiras, ele também virará um time do Espírito Esportivo!