segunda-feira, 21 de julho de 2014

Escolha boa ou ruim? Tire a sua conclusão


Caros leitores, a notícia que assombra essa semana é a de que Dunga voltará ao comando da seleção brasileira de futebol. Há algumas semanas, o Espírito Esportivo falou que precisamos urgentemente mudar nossa filosofia em relação ao futebol. Será que essa escolha do Dunga é boa ou ruim para a seleção brasileira? Neste texto, vamos citar pontos positivos e negativos da campanha de Dunga na seleção de 2006 a 2010.

Em 2006, após a VERGONHA de sermos engolidos pela França, mesmo tendo um excelente time, Dunga foi anunciado. A Copa de 2006 ficou marcada para a seleção brasileira mais por farras, folias, jogadores gordos e fora de forma, balada, mulherada no treinamento do que por um bom futebol praticado em campo. Se o problema era disciplina, Dunga chegou já afirmando que quem não se comprometesse com a seleção, nem seria mais convocado, não importa nome ou currículo, etc.

Apesar dos pesares, na Copa de 2010, Dunga na minha opinião quis montar mais uma equipe "contra a mídia", convocando jogadores como Michel Bastos e Grafite. O time titular vinha bem, jogando com muita disposição, jogadores muito comprometidos! Muito coração nas chuteiras! Mas, por outro lado... no jogo contra a Holanda (o da eliminação), após levar o gol de empate, o time desabou em campo e sequer conseguiu reagir. Culpa do Dunga? Não sei... é arriscado falar, mas que ele podia tentar levantar o astral do grupo, ooooh se podia!

Outro defeito era quando enfrentava defesas muito bem trancadas. Apesar de não vivermos um bom momento no futebol, o Brasil tem que buscar a vitória contra equipes como Bolívia, Venezuela, Peru, etc. Mas sob o comando de Dunga, o Brasil penava para fazer um golzinho sequer. O Dunga com certeza em termos de disciplina foi muito bom, com certeza pode acrescentar com essa história de jogadores ficarem direto no instagram e jogarem por empresários. Mas como já dissemos em outro post deste blog, o problema não é apenas disciplina, portanto, não acho que Dunga seria a melhor opção. Mas, nem só de coisas ruins viveu o ex-treinador da seleção! Agora vamos aos argumentos pró!

Desacreditado, Dunga assumiu uma seleção aos cacos após um vexame em 2006 (pra mim, mais vergonhoso que os 7x1). Começou a tirar a poeira e fazer bons amistosos contra Noruega e Argentina (vencendo este por 3x0). Dunga sempre testava vários jogadores até então começar a formar um grupo. Apesar de ter perdido a Copa de 2010, o ex-capitão de 1998 e 1994 quebrou uma série de tabus.

O Brasil não vencia Uruguai em Montevidéu fazia 30 anos ou mais... Dunga foi lá e enfiou 4x0 (Uruguai que seria o melhor sulamericano da Copa 2010). Brasil não vencia a Argentina fora de casa fazia também 30 anos ou mais... Dunga foi lá e venceu por 3x1 a Argentina de Maradona. De quebra, classificou a seleção brasileira com três rodadas de antecedência, algo que nunca havia acontecido. O Brasil de Dunga era muito coração nas chuteiras.

Não só tabus, mas o treinador ganhou títulos com a seleção também. Desacreditado novamente, chegou na Copa América e na final sentou a naba nos argentinos de novo: 3x0 e título brasileiro. Veio a Copa das Confederações em 2009 e o Brasil foi muito bem na primeira fase: 4x3 sobre o Egito, 3x0 sobre os Estados unidos e 3x0 sobre a Itália que era a atual campeã do mundo. Naquele jeitão mesmo... com alma e coração! Na final, virada na raça contra os Estados Unidos após estarmos perdendo de 2x0.

Às vésperas da Copa de 2010 todos queriam Neymar e Ganso na seleção e pra mim, ele acertou em não levar. Motivo: Brasil dificilmente ganharia aquela copa e com certeza iriam botar toda a culpa em Neymar e Ganso e eles nunca mais vestiriam a camisa da seleção. Mais um ponto positivo para Dunga.

Coração não faltou à seleção na era Dunga... mas faltou reação e emocional. A alegria foi transformada em vontade de vencer, mas um gol da Holanda foi capaz de anular tudo isso e o que se viu foi um time incapacitado em campo.

Com esse post, espero que vocês que desprezam ou idolatram o Dunga, revejam os conceitos para ver se realmente é a melhor solução. Ainda continuo achando que nosso problema maior não é treinador e sim que estamos ultrapassados.

domingo, 13 de julho de 2014

É urgência de mudar!

Caros leitores, sim! Estamos corneteiros! Não engulo aqueles 7x1 da Alemanha (apesar de achar o time germânico muito melhor), mas também não engulo as teorias da conspiração sobre isso. A lição da copa 2014 se resume a uma frase: TEMOS QUE MUDAR!

É bonito você ver os comentaristas em sua maioria falando que precisamos inovar na tática, padrão de jogo, etc. Como é lindo! Parece que finalmente aprendemos que só talento não basta! MAS! Em 5 dias volta o "futebol arte" do nosso Brasileirão! Aqueles 0x0 com 65 passes errados, 78 faltas e 12 chutes a gol! Aí eu pergunto... os mesmos comentaristas que falam que PRECISAMOS MUDAR vão falar que o BRASILEIRÃO ESTÁ UMA MERDA???? QUE O JEITO DE DISPUTAR OS JOGOS DO NACIONAL PRECISA MUDAR TAMBÉM???  Depende! Se times como Flamengo e Corinthians estiverem ganhando sem padrão de jogo nenhum, a GRANDE MAIORIA da imprensa vai ficar iludindo qualquer torcedor dizendo que esses times estão jogando demais, só porque dá renda! Os mesmos que sabem criticar a seleção brasileira vão enaltecer os times de renda não só elogiando os mesmos, mas sentando a botina em seus rivais como por exemplo, enaltecendo um futebol medíocre do Corinthians e botando crise em Palmeiras e São Paulo. Sendo que NENHUM time tem padrão de jogo! É tudo bumba meu boi.

Não quero botar a culpa na imprensa esportiva brasileira, até mesmo porque não sou jornalista esportivo. Mas acredito eu que são os jornalistas que podem fazer os leigos a enxergarem. Largarem o clubismo e a renda pra criticarem de forma construtiva o nosso falido futebol. Enfim, essa é uma das mudanças que precisa ser feita.

Agora vamos ao mal que vem das raízes: CATEGORIAS DE BASE! Poucas revelações talentosas ou cujos talentos foram mascarados pela falsa tática. O medo de perder! Nossos jogadores serão criados com o medo de perder. "Você é talentoso, sabe driblar, é rápido... mas vai ficar defendendo!" Aí sim! Acabamos com a chance de qualquer brasileiro! NÃO TEMOS TALENTO! E ainda, marcar pra quê???? NÃO TEMOS TÁTICA PRA IMPOR A MARCAÇÃO! Sem contar os jogadores que acham que futebol é sair com a mulherada, botar uma chuteira colorida no domingo, fazer golzinho pro DVD, se valorizar, jogar pelo empresário, dizer que ama o clube atual, mas se vier proposta de um rival com 400 reais a mais é pra vazar, etc. A mentalidade em grande parte é fraca.

E aí? Aí entram novamente os veículos de imprensa! Qualquer jogador desses que descrevi acima que der um chapéu ou uma caneta, vão sair falando que é craque, etc., sem mesmo ver uma regularidade ou continuidade no jogador!

Vamos a mais um mal? Sim... o NÃO SABER PERDER.

Como me deixa chateado ler comentários do tipo "Copa comprada" seja pro bem, seja pro mal. Maldita arrogância de que somos sempre superiores! Legal que nós somos pentacampeões, mas do jeito que as coisas andam, logo logo nos alcançarão. Conheço europeus e até mesmo argentinos falando que se inspiram no Brasil pra ter a "alegria" em jogar. Acho que não custa nada o Brasil ter a humildade e chegar pra argentinos, alemães e holandeses e falar: "nós te inspiramos com a alegria, então nos ajude com a disciplina tática e o padrão de jogo!" que cá entre nós, de Argentina e Alemanha está muito bom e também dos holandeses. O que custa reconhecer que os outros estão na frente nesse quesito??? Ou mais, o que custa buscar entender o motivo do sucesso deles e aplicar no nosso futebol??? Pelo amor de Deus! Larguem essa arrogância!

Futebol não é resultado! A maior asneira que acontece no Brasil é achar que futebol é resultado. Time que ganha sem padrão de jogo é exaltado. Por quê??? Porque ganha, ÓBVIO! Acham que crucificar o grupo inteiro da seleção brasileira atual vai ajudar a reformular!!! Ou seja, daqui a 4 anos, virão 23 jogadores diferentes, mas que terão os mesmos resultados dos atuais, isto é, mudaram as peças, mas o problema persiste. Olha a Argentina e a Alemanha! Quase mesmas equipes da Copa de 2010 e acabaram com os elencos?? NÃÃÃÃÃÃÃÃO! Deram mais padrão de jogo, amadurecimento! Não importa se ganhou ou se perdeu, se têm potencial é pra ser investido e não esquecido, como acontece aqui no Brasil!

Enfim, sei que é meio clichê, mas a maioria dos jogadores tem que esquecer também o instagram e se lembrarem das chuteiras, da camisa suada, do carrinho e da vibração. Com isso, quem sabe voltaremos um dia a sonhar em ganhar uma copa do mundo. E aos veículos de imprensa, não iludam o torcedor. Ajude-o a criticar de forma construtiva uma equipe para que ela possa crescer junto com a torcida! Aprendam a valorizar quem está um passo a frente e mais importante: aprender a implantar a forma de adquirir a superioridade!

A começar, que tal assistindo a final de novo: Alemanha 1x0 Argentina? Que tal pegarmos a disciplina tática das duas equipes? Que tal pegarmos a raça argentina que não se entregou, mesmo pregados fisicamente? Que tal começarmos a aprender com quem está na nossa frente! É assim e rumo ao hexa em 2018!